Pular para o conteúdo principal

Zoológico de BH terá programação especial em comemoração aos 64 anos
Foto: Suziane Brugnara/PBH

Zoológico de BH terá programação especial em comemoração aos 64 anos

criado em - atualizado em

O Zoológico de BH completa 64 anos nesta quarta-feira (25) e contará com programação especial. As atividades irão homenagear as espécies sob os cuidados da instituição, destacar a história e o trabalho desenvolvido pelo Zoo e a importância de ações institucionais e humanas para a conservação dos animais.

Foi montado um roteiro de atividades com algumas das espécies mais queridas pelo público – que serão surpreendidas com presentes em forma de enriquecimento ambiental nos recintos. Além disso, foi elaborado um cardápio comemorativo com bolos, guloseimas naturais, bandejas especiais de verduras, castanhas e frutas. Tudo de acordo com as necessidades e preferências de cada espécie. A programação ainda traz outras novidades do Zoológico.

Em horários específicos (veja programação ao final da matéria), o público poderá acompanhar a ação de entrega “dos presentes”, que contará com a presença dos tratadores e técnicos das equipes das Gerências do Zoo e de Educação Ambiental. Dentre os animais que serão presenteados e contam com a preferência dos visitantes, estão o Leão Lolek, a onça-pintada Janes, e os elefantes Axé e Jamba, além da animada família de sete gorilas. As serpentes e os jabutis também serão presenteados. 

A novidade fica por conta de um grupo de aves, até então pouco conhecido e que chegou ao zoológico recentemente, os emus. Haverá, ainda, exposição de fotos que mostram a história e mudanças ocorridas no zoológico durante os 64 anos.

Educação sobre a fauna silvestre ameaçada de extinção

Os visitantes também serão convidados a participar da Campanha “Devagar se vai ao longe”, um bate-papo, na Casa de Répteis, sobre algumas espécies da fauna silvestre brasileira que estão ameaçadas de extinção. Terão destaque duas espécies de répteis, o cágado-do-paraíba (Ranacephala hogei) e a jararaca-da-ilha-vitória (Bothrops otavioi); e uma espécie de anfíbio, a perereca-pintada (Nyctimantis pomba). Mesmo sendo animais que não se encontram sob os cuidados do Zoológico de BH, a instituição trabalha com ações educativas para a sua conservação integrada e que ajudam a desmistificar alguns mitos acerca desses grupos de animais.

A ação integra o programa de campanhas educativas desenvolvidas pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), da qual o Zoológico de BH é integrante. O programa tem como destaque 25 espécies da fauna silvestre brasileira ameaçadas de extinção, contempladas no Acordo de Cooperação Técnica, firmado por esta entidade com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/Ministério do Meio Ambiente (ICMBio/MMA). 

64 anos de trabalho visando o bem-estar animal e a educação ambiental

A data é um momento de comemorar, mas também de convidar o público a conhecer e refletir sobre a importância dos zoológicos na conservação de espécies. O Zoo de BH, além de promover os cuidados dos animais, que agrega diferentes setores e profissionais especializados, realiza, durante todo o ano, um importante trabalho de educação ambiental com visitantes, escolas e instituições parceiras. O objetivo é que os diferentes públicos entendam um pouco mais sobre o funcionamento, sempre focado no bem-estar animal, a importância das instituições e das ações humanas para a preservação da biodiversidade.

O bem-estar animal e a vivência de qualidade para os animais são pensados em cada detalhe. A instituição conta com plano de manejo das espécies, coordenado pelos setores de Biologia do Jardim Zoológico, envolvendo biólogos e tratadores de animais. Sendo assim, cabe ao setor de Veterinária, juntamente com o setor de Nutrição e a própria Biologia, a responsabilidade em manter a saúde dos animais nos mais altos níveis de bem-estar. 

Dentro dessa premissa, todos os cuidados estão voltados para oferecer as melhores condições para que os animais desenvolvam comportamentos que sejam os mais naturais possíveis, com boa alimentação e cuidados à saúde. Além disso, os recintos contam com estruturas, paisagismo e ambientação específicos para cada espécie, abrigos e enriquecimentos ambientais que favoreçam os estímulos adequados para o bem-estar de cada animal. 

Recuperação de animais resgatados

O Zoo-BH também participa de programas para a reabilitação de animais resgatados –seja por consequência de ações humanas (incêndios, desmatamentos, tráfico, manutenção irregular em ambientes domésticos como pets), seja por atropelamentos em rodovias. Em 2022, a instituição recebeu diferentes animais, oriundos de apreensões e entregas espontâneas, encaminhados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA/IEF em Belo Horizonte (CETAS-BH). Dentre as espécies recebidas, estão aves como o sofrê, papagaio-do-congo, pássaros pretos e azulões; além de ouriço-cacheiro e lobo-guará, espécie que sofre com a imprudência em estradas e rodovias em todo o país. 

Ao chegar, esses animais recebem cuidados com a saúde, reabilitação e acompanhamento, incluindo a adaptação de recintos. Após a recuperação, eles são avaliados e, caso seja possível, são devolvidos à natureza. Os indivíduos que não desenvolvem condições para a soltura, seja por problemas de saúde ou mesmo idade avançada, são integrados ao plantel da instituição. 

Participante do “Projeto Voar”, que incentiva a reintrodução na natureza, após trabalho específico, de animais sob cuidados humanos, o Zoo de BH encaminhou, em outubro de 2021, sete aves da espécie papagaio-de-peito-roxo, ameaçada de extinção, para a soltura na natureza. O grupo juntou-se a outros 11 indivíduos, provenientes de instituições parceiras, que foram para a Fazenda Esperança, em Dom Joaquim/MG, para período de aclimatação no viveiro e soltura. No ano passado, foram outros quatro papagaios-verdadeiros que integraram um grupo com mais 31, destinados a uma área na zona rural de Jaboticatubas, onde se localiza a mata na qual foram devolvidos à natureza. 

O “Projeto Voar” é uma iniciativa do Waita Instituto de Pesquisa e Conservação que visa a reabilitação e soltura de papagaios de diversas espécies na natureza. O projeto conta com a parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e diversas instituições do Brasil que mantêm, de forma regular, animais silvestres sob cuidados humanos, a maioria deles vítimas do tráfico e ações como queimadas e desmatamentos.

Zoo de BH em números 
●     235 espécies de animais silvestres
●     3.800 indivíduos entre peixes, répteis, aves e mamíferos
●   78% do plantel é composto por animais da fauna nacional e 22 % da fauna exótica
●     60% da fauna nacional hoje abrigada no Zoo de BH é proveniente de apreensões do IBAMA, IEF, programas de resgate de fauna e crimes ambientais. Os animais também chegam através dos Planos de Conservação, permutas entre outros zoos e dos nascimentos no Zoo.
●     18% das espécies do plantel são ameaçadas de extinção.
Foco na conservação
●     Plano de População
●     Plano de manejo e Programa de bem-estar animal
●     Atendimento veterinário
●     Programa nutricional
●     Enriquecimento e ambientação de recintos
●     Participação em 19 Planos de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas - ICMBio, 9 programas de manejo de espécies ameaçadas – AZAB/ICMBio e 12 studbooks nacionais e internacionais.
●     Participação do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Gorilas (Gorilla EEP).

Programação Especial 64 anos do Zoológico de BH

Exposição de fotos históricas do Zoológico de BH

Horário: das 9h às 17h
Local: Saguão da Administração do Zoológico
Campanha “Devagar se vai ao longe”
Horário: das 9h30m às 11h30 e das 13h30 às 16h
Local: Casa de Répteis
 
Bate-papos, jogos pedagógicos e oficinas de arte. O Brasil é o país com a maior diversidade de espécies de anfíbios e o terceiro com a maior diversidade de répteis. Para contribuir com a conservação desses animais, o Zoo de BH abraça a campanha nacional (da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil) e propõe atividades educativas sobre o tema.

Parabéns Zoo-BH

Para comemorar a data tão especial, nada mais justo do que presentear seus moradores. Foi montado um cardápio especial com os alimentos preferidos de alguns animais, além de enriquecimento ambiental com presentes interativos. Tudo elaborado de acordo com as necessidades de cada espécie.

Enriquecimento Ambiental

9h30 - Serpentes

Local: Casa de Répteis

10h - Elefantes Jamba e Axé
Local: Recinto dos elefantes

11h - Leão Lolek e Onça-pintada Janes
Local: Recinto do Leão e Recinto da onça-pintada

13h30 - Família de Gorilas
Local: Túnel dos gorilas

14h30 - Jabutis
Local: Recinto dos Jabutis

15h - Emus
Local: Praça das Aves