Pular para o conteúdo principal

Onça no zoológico de Belo Horizonte
Foto: Suziane Fonseca

Zoológico de BH participa de programação de férias on-line e gratuita

criado em - atualizado em

A segunda edição do curso de férias promovido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), reunindo 24 instituições de conservação do ambiental, entre elas o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, começa nesta segunda-feira, dia 12. A ideia surgiu da necessidade de, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, continuar reforçando um dos principais pilares de Zoológicos e Aquários modernos: a educação ambiental para todos. 

 

Intitulado “Instituições de Conservação Unidas pela Educação” e, este ano sob o tema “Tô de acordo”, a programação do curso é 100% on-line e gratuita e será realizado de 12 de julho a 1º de agosto. O foco nesta edição serão as espécies ameaçadas de extinção contempladas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre AZAB e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no ano de 2018. 

 

O Zoológico de BH oferecerá, no dia 30, a atividade “Nessa mata tem cachorro?”, apresentando o cachorro-do-mato-vinagre, um dos canídeos silvestres brasileiros ameaçados de extinção. A atividade consiste em um vídeo educativo que apresentará as características, hábitos, alimentação, local onde vive, além de abordar as principais ameaças a que essa espécie está submetida e, também, quais medidas devem ser adotadas para ajudar na sua conservação. 

 

As mais de 20 instituições participantes elaboraram diversos conteúdos voltados para a sensibilização e educação ambiental, como vídeos, jogos e atividades educativas para impressão. As atividades serão disponibilizadas de acordo com o cronograma, nas plataformas oficiais da AZAB: instagram (@azab_oficial), facebook (@SociedadeZoologicosBrasil), site (www.azab.org.br) e canal do youtube (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil). 

 

Espécies que receberão destaque 

 

Entre as estrelas da programação estão sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca-da-ilha-vitória. 

 

Instituições Participantes 

 

A cada dia de programação, as atividades ficam por conta de uma instituição. São elas: Parque Zoológico da Secretaria de Meio Ambiente (RS); Parque Zoológico Municipal de Sorocaba (SP), Fundação Parque Zoológico de São Paulo (SP) , Zoológico Municipal de Curitiba (PR), Orquidário Municipal de Santos (SP), Zoo Pomerode Bioparque (SC), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (MG), Aquário de Ubatuba (SP), Zoológico de Guarulhos (SP), Parque Estadual de Dois Irmãos (PE), Bioparque do Rio (RJ), Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque (SC), Museus de História Natural do Colégio Dante Alighieri (SP), Parque das Aves (PR), Aquário de São Paulo (SP), Parque Ecológico de São Carlos (SP), AquaRio (RJ), Oceanic Aquarium (SC), Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), Zoológico Municipal de Piracicaba (SP), Zooparque Itatiba (SP), Zoológico Municipal de Catanduva (SP), Aquário Municipal de Santos (SP) e Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP).
 


Confira a programação completa do curso neste link