22 Maio 2023 -
A Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte oferece, durante todo o ano, atividades educativas direcionadas a professores e alunos de escolas públicas e privadas, da educação infantil ao ensino superior. São disponibilizados seis roteiros que contemplam bastidores dos recintos dos animais, aquário e borboletario. A proposta é contribuir para a formação de pessoas mais sensíveis e dispostas a atuar na área ambiental, colaborando para a conservação da fauna e da flora, além da formação do cidadão.
Para turmas de estudantes do ensino superior e cursos técnicos, em áreas afins à temática da Zoobotânica, são oferecidas visitas técnicas que podem ser agendadas diretamente no Portal de Serviços da PBH. São recebidos grupos de 10 a 40 participantes, acompanhados pelo professor que, no momento do agendamento, poderá escolher um dos 6 roteiros oferecidos. As visitas possibilitam a interação com a equipe de funcionários que cuida dos animais, com abordagens de conhecimentos teóricos e práticos que contribuirão para a formação dos profissionais.
Outra opção de visita guiada é ao Aquário, oferecida para grupos de instituições públicas ou particulares de ensino, assistência social e de saúde, realizada de terça a sexta-feira, às 10h e 15h. Os participantes podem ver e aprender um pouco mais sobre algumas espécies da bacia do Rio São Francisco. O passeio destaca, ainda, a importância da conservação dos rios para a preservação das espécies. Os grupos são de até 40 pessoas, de qualquer faixa etária, com agendamento prévio em Aquário - Visita Guiada para Grupos | Portal de Serviços
Para os alunos do Programa Eco Escola/Percursos Ambientais, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), são oferecidas duas atividades direcionadas. A “Gincana do Velho Chico”, no Aquário do Rio São Francisco, e as “Visitas Guiadas ao Jardim Zoológico”. A proposta é que eles conheçam as espécies brasileiras ameaçadas de extinção e como o Zoo de BH tem contribuído para a conservação dessas espécies. As inscrições são pelo e-mail: ecoescolabh@edu.pbh.gov.br.
- Projeto especial para educadores
Já para os educadores, é oferecido gratuitamente o curso “Parques e Zoobotânica como espaços educativos”, dividido em dois módulos, no formato de Educação Aberta à Distância (EAD), visando apresentar, no módulo um, informações sobre os espaços da Zoobotânica (Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário) e, no módulo dois, os Parques Municipais, Centros de Vivência Agroecológica e Cemitério do Bonfim.
Conhecendo um pouco mais sobre esses espaços, os professores ganham mais autonomia ao realizar visitas com seus alunos, podendo estender a experiência para mais turmas conforme disponibilidade da escola.
- Gratuidade para instituições públicas de ensino, de assistência social e de saúde
As instituições públicas de ensino, de assistência social e de saúde contam, ainda, com gratuidade de ingressos para realizarem visitas livres de grupos, nas quais os próprios educadores conduzem os participantes nas áreas do Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário, respeitando as regras de cada espaço.
Para garantir a gratuidade, é necessário agendamento eletrônico, também realizado no Portal de Serviços da PBH. Para receber o passo a passo para o agendamento das visitas, realizadas de terça a sábado, os interessados devem fazer contato pelo e-mail agendazoobotanica@pbh.gov.br.
Ao serem respondidos, será disponibilizado também um link de acesso para o “Livro Ilustrado da Zoobotânica” e mapa da instituição, que servirão como materiais de apoio.
A Zoobotânica de BH, integrada pelo Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco, desenvolve um importante papel para a conservação de diferentes espécies. Além de proporcionar que os visitantes tenham uma vivência mais próxima à biodiversidade, a instituição trabalha a educação ambiental com diferentes públicos e atividades.
Confira informações sobre a Fundação de Parques e Zoobotânica.