Pular para o conteúdo principal

Zoobotânica de BH trabalha a educação ambiental em programação de férias
Foto: Suziane Brugnara/PBH

Zoobotânica de BH trabalha a educação ambiental em programação de férias

criado em - atualizado em

Uma programação de férias com diversão e educação ambiental é a proposta das atividades da Zoobotânica de BH (Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco) neste mês. Visitas temáticas, jogos pedagógicos e bate-papos apresentam curiosidades sobre as espécies da fauna e da flora, além da importância da preservação ambiental para as gerações atuais e para as futuras. As atividades serão realizadas em dias diferentes, a partir deste sábado. Confira a programação completa no final desta matéria.

A abertura será neste sábado (15), com destaque para o “Dia Mundial da Cobra”. Na ocasião, os visitantes poderão participar de uma bate-papo, ao lado da Casa de Répteis, sobre as características desses animais, principais ameaças que enfrentam nos ambientes naturais e os cuidados que recebem diariamente. Além disso, terão a oportunidade de conhecer a diversidade de espécies presentes no Zoo de BH. Dentre os jogos, que irão acontecer no quiosque em frente ao recinto do jacaré, estão o “Bingo da Mata Atlântica” e a “Memória do Cerrado” que apresentam algumas espécies dos dois dos biomas que ocorrem em Minas Gerais, destacando curiosidades sobre elas. Já a atividade “Peixe é tudo igual?”, que será oferecida no Aquário, apresenta características físicas, hábitos, comportamentos e curiosidades sobre os peixes, através de um contato mais próximo e sensorial com modelos didáticos.

O passeio no Borboletário possibilita aos visitantes um contato bem próximo com as borboletas em um ambiente totalmente harmonizado com as plantas. Além de poder admirar a beleza das cores e formas, o visitante irá conhecer sobre o processo reprodutivo desses delicados insetos.

No domingo (30), fechando as atividades de férias, será oferecida a visita à Zooboteca. A exposição possibilita uma experiência sensorial com diferentes elementos da fauna e flora que compõem o patrimônio natural do Zoo e do Jardim Botânico. Quem visita o espaço pode ser surpreendido, a qualquer momento, por moradores ilustres do local: os bichos-pau. Eles são uma atração à parte, despertando a curiosidade não apenas de crianças, mas também de jovens e adultos. Esses insetos têm a camuflagem como estratégia de sobrevivência e ficam em um lugar especial na Zooboteca. Além de conhecer um pouco mais sobre suas características, é possível ter uma interação bem próxima com eles. 

Programação de Férias na Zoobotânica – Julho de 2023

Dia: Sábado (15)
Comemoração do Dia Mundial da Cobra


Por meio de um bate-papo os visitantes terão a oportunidade de conhecer a diversidade de espécies presentes no Zoo de BH, as principais ameaças a que esses animais estão submetidos e quais os cuidados que recebem diariamente.
Horários: das 10h às 13h
Local: ao lado da Casa de Répteis
Adequado para todas as idades.

De 15 a 30 (de terça-feira a domingo - exceto nos dias 26 e 28)
Visitas ao Borboletário


Este é um espaço contemplativo no qual as borboletas vivem em harmonia com as plantas e as pessoas. Nele os visitantes vão poder admirar a beleza das cores e formas das borboletas, além de conhecer o processo reprodutivo desses delicados insetos.
De terça a sexta-feira, exceto dias 26 e 28
Horários: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h
Sábados e domingos.
Horários: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h
Adequado para todas as idades.

De 18 a 27 (de terça-feira a sexta-feira – exceto no dia 26)
Jogos dos biomas mineiros (Bingo da Mata Atlântica e/ou Memória do Cerrado)


Trata-se de uma atividade lúdica por meio da qual os participantes aprendem a reconhecer plantas e animais que compõem dois importantes biomas do estado de Minas Gerais e por meio de um bate-papo descontraído são discutidas as principais causas que ameaçam as espécies que vivem nesses ambientes.
Horários: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h
Local: quiosque em frente ao recinto do jacaré
Adequado para todas as idades.

De 18 a 28 (de terça-feira a sexta-feira)
“Peixe é tudo igual?


Por meio da apresentação de 5 modelos didáticos de diferentes peixes típicos do rio São Francisco, os visitantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre as características físicas, hábitos, comportamentos e curiosidades sobre as espécies, através de um contato mais próximo e sensorial.
Horários:  das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h
Local: Aquário - 2º piso
Adequado para todas as idades.

Dia 30 (domingo)
Visita à Zooboteca


A exposição presente neste espaço possibilita uma experiência significativa com diversos elementos da fauna e da flora que compõem o rico patrimônio natural mantido pelo Zoológico e pelo Jardim Botânico. O visitante tem, também, a oportunidade de conhecer o bicho-pau, um inseto que possui a camuflagem como estratégia de defesa.
Horários: 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h
Adequado para todas as idades.