Pular para o conteúdo principal

 Retomada do BH é da Gente é comemorada por crianças e praticantes de atividades físicas
Foto: Vilma Tomaz

Volta do BH é da Gente é aprovada por crianças e adultos

criado em - atualizado em

A retomada do BH é da Gente fez a alegria de crianças, pais, caminhantes, ciclistas e até dos pets nesse domingo, dia 24. Após quase 19 meses de suspensão por conta da pandemia da Covid-19, o programa voltou a ser realizado em suas quatro unidades tradicionais na cidade – Savassi (Centro-Sul), avenida Silva Lobo (Oeste), avenida Guarapari (Pampulha) e rua Araribá, na Pedreira Prado Lopes (Noroeste). 

Das 9h às 13h, as crianças curtiram variada programação recreativa com  brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, totó, pintura de rosto, dentre outras diversões. Já os adultos puderam circular com as bicicletas, os filhos  e os animais de estimação por ruas  e avenidas fechadas para a circulação de veículos.

A ciclista Letícia Teixeira de Paula, moradora da  Pampulha, saiu da rotina:  trocou o entorno  da Lagoa da Pampulha pelas avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, nos trechos destinados ao BH é da Gente. “Circular de bike  aqui  é mais seguro devido ao policiamento e o fechamento das vias. É agradável apreciar as pessoas circulando com os dogs (cães) que ficam trancafiados em casa durante a semana”, disse ela, que apoia a retomada do programa. 

Criado pela Prefeitura em 2017, o BH é da Gente é realizado aos domingos, das 9h às 13h, com o objetivo de promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, assim como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público. 

Entre 2017 e 2020, a estimativa é de que o programa contabilizou a presença de, aproximadamente, 150 mil pessoas, no total, somando o público de todas as edições e das quatro unidades. Uma média de 1,5 mil pessoas a cada domingo.  

Confira os trechos e locais exatos nos quais o programa é realizado:

- Savassi (Centro-Sul), nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, bairro Funcionários.
- Avenida Guarapari (Pampulha), no trecho entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur, no bairro Santa Amélia.
- Rua Araribá (Noroeste), no trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro.
- Avenida Silva Lobo (Oeste), no trecho entre as ruas Xapuri e Garret, nos bairros Grajaú e Nova Granada.