7 July 2023 -
Um dos eventos mais esperados da cidade, a Virada Cultural de Belo Horizonte, conhecida por ser um festival democrático e diverso, anuncia as 68 propostas pré-selecionadas para compor a programação da 8º edição, que acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto de 2023. A lista completa da pré-seleção, definida a partir de um Chamamento Público lançado no mês de junho deste ano, pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
Neste Chamamento Público, foram recebidas 1.411 inscrições, abrangendo uma variedade de manifestações culturais e linguagens artísticas como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, feira, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras.
Cada uma das propostas foi avaliada por uma comissão paritária, com 12 representantes do poder público e 12 pessoas da sociedade civil, em conjunto com a equipe de coordenação do evento, composta por servidores públicos e profissionais do Instituto João Ayres, instituição parceira selecionada em edital para produzir o evento. Foram levados em conta critérios como originalidade; adequação ao formato e ao conceito do evento; equidade na distribuição de áreas e subáreas; adequação técnica e estrutural; além da representatividade e territorialidade no contexto sociocultural da cidade, de acordo com as políticas públicas municipais de cultura.
A Virada Cultural de Belo Horizonte, desde a primeira edição, vem se consolidando como um importante evento da cidade e é uma ação integrante das políticas de Festivais públicos de cultura do Município. A Virada Cultural 2023 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto João Ayres.
Após a divulgação dos pré-selecionados, a produção do evento entrará em contato com os os proponentes dos projetos para definir as condições de participação das atrações na programação oficial, que será divulgada em breve.
Confira a lista de pré-selecionados
Affonso Heliodoro dos Santos Junior
Alfredo Francis Ferreira de Souza
Aloisio Gomes Vaz
Amanda Cristine Alves Corradi
Ana Luísa Cosse Pires
Área 51
Ártemis Garrido Dias
Associação Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida
Beatriz de Souza Resende
Beiço do Wando LTDA
Camila Alves Rocha
Carla Jeanine Furtunato da Silva
Casa Fúnebre Bar e Cultura LTDA
Céu Aberto Brinquedos
Christiane de Tassis Pisoler
Ciclo Navegantes Produções LTDA
Company Sonorização
Coral Novaes Pereira Sampaio
Corpo Cidadão
Dani Morais Produções Eireli - ME
Danilo Queiroz de Souza Ferreira
Davidson Maurity Lima Araújo
Delegascia Produções Artísticas LTDA
Douglas Nascimento da Silva
Edmar Pereira da Cruz
Edson Luiz Gomes de Sousa
Evandro Jose de Oliveira
F&R Libras - Comunicação e Acessibilidade
Fabiano Teixeira Lana
Fabrício Martins
Gabriela Gomes Candido
Giovana Carolina Santos Schettini
Guilherme Valério Veras
Gustavo Andrade
Hugo Monticelli Ribeiro
Iara Luiza de Oliveira Pereira
Juarez Ferreira Moreira
Lais Lacorte da Mata
Laiz Careli Mendes Leal
Laura Augusta de Souza
Lucas Henrique Ferreira
Lucas Oliveira Pires de Moraes
Luciano Pereira
Mac Julia LTDA
Makely Oliveira Soares Gomes
Marcelo Emiliano Junio Veloso
Mariana Nunes Santana de Paula
Matheus Rocha
Mientras Produções e Eventos LTDA
Muzak Promoções e Eventos LTDA
Nicodemos Junio de Faria
Nilo Ybyraporã de Sousa
Paloma Moura Parentoni
Rafael Martir Alves Silva
Renato Gomes Soares
Richard Inácio dos Santos
Roberta Magalhães Silva
Roberto Carvalho Franco de Almeida Filho
Roniza Santiago Galisa Silva
Sambhar Producoes LTDA
Seu Vizinho
Sophia Oliveira Alberti
Thalita de Fatima Resende Silva
Vera Pape Pape
Vinicio Fernandes da Silva Brasil
Viola Brasil Produções Ltda
Vitor Hugo Teixeira
Wellington da Silva Nascimento
Sobre a Virada Cultural
A Virada Cultural de Belo Horizonte 2023 convida o público a vivenciar o Hipercentro de Belo Horizonte em uma imersão de 24 horas de programação diversa. O evento já está consolidado na agenda da cidade e valoriza a produção artística local. Além disso, ele fortalece a economia criativa e contribui na difusão e democratização do acesso à cultura na região, pilares da política pública desenvolvida pela PBH.
A Virada Cultural é um dos mais importantes festivais do município. Sua programação gratuita contempla diversas linguagens artísticas, tais como artes cênicas, visuais e plásticas, cultura popular, literatura, moda, design e música, entre outras. Já foram realizadas sete edições, que somam a participação, aproximadamente, de 20 mil artistas e profissionais da cultura e mais de 3.000 atrações, alcançando um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.
Sobre o Instituto João Ayres
Fundado em 2006 em Belo Horizonte, o Instituto João Ayres é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Governo Federal. Desde sua fundação, apoia projetos, grupos e movimentos que valorizam a diversidade cultural, bem como o desenvolvimento de linguagens e manifestações artísticas que promovam a sustentabilidade e a igualdade de gênero. A instituição oferece suporte a projetos culturais, desde a criação, elaboração, formatação, captação, até sua realização e difusão. Viabilizou patrocínios de importantes empresas para iniciativas nas áreas de música, teatro, circo, dança, audiovisual, artes visuais, literatura, culturas tradicionais e populares. Ao longo de sua trajetória, realizou diversos eventos culturais, entre exposições, lançamentos de livros e festivais de rua, entre eles o Carnaval de Belo Horizonte, BH Jazz & Blues, Circuito Minas Musical, Minas das Artes Gerais, Do Barroco à Transparência, Viaduto das Artes e Noturno nos Museus.
Mais informações: