Pular para o conteúdo principal

Logo virada
Arte: PBH

Virada Cultural convida população a redescobrir BH em uma experiência artística

criado em - atualizado em

Manifestações culturais e artísticas ganham as ruas do hipercentro de Belo Horizonte entre 20 e 21 de julho. A Virada Cultural de Belo Horizonte 2019, realizada pela Prefeitura, convida a população a redescobrir a cidade e ocupar espaços, oferecendo uma vasta programação cultural que preza pela pluralidade, interatividade, sustentabilidade e mobilidade. São mais de 400 atrações de linguagens e formatos variados, espalhadas em 25 espaços do hipercentro, possibilitando uma ocupação harmônica para que as pessoas verdadeiramente vivam a cidade durante 24 horas. São esperadas cerca de 500 mil pessoas durante todo o evento. A Virada Cultural é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.

 

A cidade receberá grandes nomes, como Daniela Mercury, Atooxxa, Djonga, Chama o Síndico com Fernanda Abreu, Xenia França e Moraes Moreira. Para além deles, o destaque do evento está na pluralidade das atrações da capital, como Sérgio Pererê, Teuda Bara, Maurício Tizumba, Quarteirão do Soul, Thiago Delegado, Chico Lobo, Toda Deseo, Slam Clube da Luta, Lá da Favelinha, Mundialito de Rolimã, Instituto Mano Down, Mimulus Cia de Dança, BH Bike Polo. Também compõem a programação centenas de outros artistas em um momento de convivência inclusivo para todas as tribos.

 

As apresentações serão realizadas em um perímetro formado por seis áreas principais no hipercentro da capital – cada uma com o seu perfil cultural – além de espaços parceiros. Ao todo, vinte e cinco pontos da cidade receberão a programação. A proposta é revelar uma cidade pulsante, com espaços públicos ocupados e um circuito com atrações diversas para a redescoberta do ambiente urbano. 

 

A extensa programação contempla diversas áreas da cultura, como música, dança, circo, cinema, teatro, programação infantil, stand up, artes visuais, literatura, fotografia, cinema, vídeo, arquitetura, moda, design, esporte de rua, arte digital, animação, games, gastronomia, cultura popular, arte urbana e performances. Essa edição da Virada conta ainda com novas categorias, como audiovisual, bem-estar e saúde. Haverá também a programação associada, que receberá a consolidação das agendas contínuas de teatros, museus, centros culturais, cinemas, bibliotecas e outros espaços culturais públicos e privados, com horários e atrações especiais durante a Virada. 

 

Para o secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, a realização da Virada neste ano é uma conquista da cidade, que se soma a outras políticas culturais implementadas nos últimos anos em Belo Horizonte. Segundo o secretário, a programação foi pensada para trazer um novo olhar para a capital, uma nova forma de vivência do hipercentro, com o encontro de todas as tribos, estilos e perfis do belo-horizontino. “Essa Virada, além de reforçar a inclusão de todas as áreas da cultura, oferece uma experiência menos hierarquizada, não se restringindo apenas a grandes palcos para grandes públicos. Priorizamos um olhar mais horizontal, com centenas de protagonistas de BH, diversos ambientes de apresentação e uma experiência mais olho no olho”, afirma.

 

 

Segmentação das atrações

Democrática, como deve ser um evento para a cidade, a Virada tem programação para todos os públicos. Os amantes de esportes urbanos vão poder reunir sua galera no Viaduto Santa Tereza. Para o público LGBT, há enorme variedade de opções e estilos. A criançada vai curtir a Viradinha com shows, dança, circo, oficinas e uma série de atividades para o público infantil, além do próprio espaço do Parque Municipal. Quem gosta de artes visuais vai se encantar com as projeções, iluminação e intervenções urbanas. Cinéfilos viverão uma experiência diferenciada com dois festivais em sequência também no Parque Municipal: Festival Múmia e Noite de Cinema. Já na música, a diversidade é ainda mais latente: axé, soul, tambores, mantras, jazz, eletrônico, forró, MPB, sertanejo, reggae e até um festival de rock próximo ao Edifício Acaiaca. 

 

Os belo-horizontinos de quatro patas não ficarão de fora da Virada. Tem espaço pet friendly com programação dedicada, incluindo conversas sobre o direito dos animais, adoção e dicas de adestramento. 

 

Quem curte artesanato, produções customizadas, impressões e desenhos, ou ainda alimentação saudável, terá 11 diferentes feiras para escolher. E os amantes dos games de ontem e de hoje vão curtir a Game Cup, com campeonato de Fifa, LoL, PES e Street Fighter na programação da Virada Tecnológica Criativa, que contará ainda com concurso de Cosplay e Arena Maker com exposições, laboratório de prototipagem do Senai MG, oficina de reaproveitamento com o UniBH, entre outras atividades.

 

“Belo Horizonte aprendeu e cresceu com grandes eventos de rua nos últimos anos. O Carnaval e a Virada são exemplos de como os órgãos públicos, as equipes de produção, os artistas e toda a população trabalham de forma colaborativa para ampliar a oferta de cultura e turismo na capital mineira. É o que vamos viver mais uma vez. É importante enxergarmos a Virada no contexto mais amplo da cultura na capital, em que há uma composição de iniciativas voltadas para a descentralização, estímulo à produção, fruição e celebração”, diz Juca Ferreira.

 

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, o objetivo durante a Virada é reverberar, no Centro de Belo Horizonte, manifestações culturais que estão espalhadas na cidade e na região metropolitana. Ela assinala também que conceito dessa edição busca uma experiência diferenciada do cidadão com o Centro da cidade. “Queremos que as pessoas atribuam outros sentidos e significados aos espaços urbanos do centro de Belo Horizonte, mudando sua relação de apropriação e interação com aquele território a partir da vivência que terão”, disse.

 

 

Chamamento Público

Das mais de 400 atrações da programação, 136 foram selecionadas por chamamento público. Este ano, houve recorde de inscrições no edital de programação, com 1.554 propostas, cerca de 30% a mais que na última edição. Os trabalhos foram analisados por uma comissão paritária composta por profissionais das esferas pública e privada com notória atuação no campo cultural. A avaliação das propostas considerou prioritariamente, entre outros critérios, a relevância, qualidade, originalidade, representatividade no contexto de produção cultural da região metropolitana e adequação ao conceito da 5ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte.

 

A diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, considera que a programação variada reflete a produção cultural efervescente de Belo Horizonte. “A Virada Cultural será um recorte de tudo o que a cidade produz de artístico ao longo de 365 dias exibido em apenas 24 horas. É um olhar ampliado da cultura do povo, da indústria criativa, um raio-x da nossa identidade”, ressaltou.

 

 

Os espaços públicos e as artes

Toda a programação foi montada considerando a vocação cultural e artística dos espaços. Mais concentradas no hipercentro, as atrações estarão distribuídas em seis polos macros. Atrações diversificadas se espalham pelo “circuito” – nome dado aos trajetos que conectam os espaços. Palcos baixos, intervenções nas ruas, esquinas e praças transformarão espaços triviais do cotidiano em ambientes de fruição, convívio e redescoberta da cidade. O fechamento ampliado das vias estimulará a mobilidade ativa dentro do circuito - a pé, de bicicleta, patinete e outros.

 

PRAÇA DA ESTAÇÃO: maior praça e esplanada do Centro da cidade, local onde os diversos públicos se encontram num grande espaço dedicado às atrações de maior atratividade popular. Exemplo: Daniela Mercury | Atoxxa | Chama o Síndico com Fernanda Abreu | Djonga

 

VIADUTO SANTA TEREZA: a vocação natural para a cultura e esportes urbanos será potencializada durante a virada. Exemplo: Hip Hop | Soul | Rap | Rock I Slam I Duelos de MC's | Rolimã| Skate | Bikes.

 

PARQUE MUNICIPAL: por natureza, um ambiente diverso de convivência, será palco das artes visuais e atrações infantis. Exemplo: Projeções I Saúde e Bem-Estar | Noite de Cinema | Viradinha no domingo, com atrações voltadas ao público infanto-juvenil.

 

PRAÇA 7: o coração da capital, com grande circulação de público, será palco para estilos variados. Destaque para os ritmos mais animados que prometem movimentar o lugar com as manifestações da cultura popular. Exemplo: Choro I POP I Funk I Forró | Sertanejo.

 

RUA GUAICURUS: espaço histórico da transgressão, receberá atrações que vão dos ícones do universo LGBT, mesclando a atrações irreverentes de cabaré (danças e performances). Exemplo: Orquestra Royal | Veronez convida Odair José - 10 anos de “Não Sou Nenhum Roberto” | The Pulso in Chamas | Xenia França

 

CIRCUITO: são inúmeras atrações inusitadas que conectam o circuito, entre os palcos, preparadas para surpreender o público que se desloca entre os ambientes, estimulando ainda que as pessoas caminhem pela cidade para curtirem esses diferenciais da Virada. Exemplo: Performances | Intervenções Urbanas | Grafite | Projeções | Parklets | Totó Humano.

 

Confira a programação completa neste link.

 

 

Mapa da Virada Cultural

 

Mapa da Virada Cultural

 

Viradão – Circuito Gastronômico

Para dar conta de curtir essas 24 horas de atrações só mesmo com uma alimentação reforçada. Por isso, a gastronomia não poderia ficar de fora da democrática Virada Cultural. A gastronomia de bar, butiquim, birosca e lanchonete também estará na programação. Durante as 24 horas de evento, opções de alimentação não vão faltar graças ao Viradão - Circuito Gastronômico da Virada Cultural. 

 

Trinta estabelecimentos do coração de Belo Horizonte - selecionados com a curadoria do Daniel Neto, mais conhecido como o Nenel, do Baixa Gastronomia, funcionarão ininterruptamente durante todo o evento. Cada um terá uma indicação de prato, apelidado como Viradão, que terá o valor máximo de R$ 20. No cardápio tem feijão tropeiro, mexidão, carne cozida de estufa, joelho de moça, linguiça de estufa, cachorro quente, acarajé e empadinha. Para quem curte uma pegada vegana na alimentação, tem ainda carpaccio de jiló, por exemplo. Para Nenel, a ideia de levar a gastronomia para a Virada Cultural tem tudo a ver com a proposta do evento. “As pessoas hoje buscam experiências. Apesar de estar no coração da cidade, o Centro é um lugar de passagem e as pessoas não prestam atenção. Será inédito ir para Virada e poder mudar o olhar sobre a cidade em todos os sentidos. O público vai sair pra rua, se divertir, se enriquecer culturalmente, conhecer lugares e sabores talvez desconhecidos e ver que no Centro tem muita coisa legal”, garantiu Nenel.

 

Lista dos participantes

 

1. Estabelecimento: A Central

Endereço: Praça Rui Barbosa, 104 – Centro

Viradão: Nuggets de cogumelos (vegano) + 1 molho à escolha. Molhos da casa: maionese de jalapeño (vegetariano) ou ketchup de goiabada defumado na casa (vegano)

Preço: R$ 20 (porção com quatro unidades)

Funcionamento: Das 19 horas do sábado às 13 horas do domingo

 

2. Estabelecimento: Barbazul (Passeio Gastronômico da Festa Julina de 25 anos do bar)

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 216 – Funcionários

Viradão: Macarrão na chapa do Barba

Preço: R$ 15

Funcionamento: Até às 2 horas da madrugada de sábado para domingo

 

3. Estabelecimento: Barraca do Alair (Feira Hippie)

Endereço: Barraca Y26 – Avenida Afonso Pena, no encontro com Avenida Álvares Cabral (2ª barraca para quem está descendo a Álvares Cabral)

Viradão: Carpaccio de jiló (com azeitona, pepininho em conserva, alcaparras, cebola roxa, alho e cebolinha em conserva – vegano)

Preço: R$ 5

Funcionamento: Domingo, das 6h às 14h

 

4. Estabelecimento: Barraca do Alcides (Feira Hippie)

Endereço: Barraca Y00009 (em frente à entrada principal do Parque Municipal, na avenida Afonso Pena, na divisória entre as duas pistas).

Viradão: Acarajé completo (bolinho de feijão, vatapá, farofinha de filé de peixe com coco ralado, salada de tomate verde e camarão)

Preço: R$ 13

Funcionamento: Domingo, das 6h às 14h

 

5. Estabelecimento: Barraca do Valdir (Feira Hippie)

Endereço: Barraca Y34 (em frente à entrada principal do Automóvel Clube, na avenida Afonso Pena)

Viradão: Cachorro-quente completo (pão, salsicha, queijo, bacon e acompanhamentos à vontade).

Preço: R$ 7

Funcionamento: Domingo, das 6h às 13h30

 

6. Estabelecimento: Benzadeus Café

Endereço: Rua da Bahia, 1071 – Centro

Viradão: Pastel de palmito (vegetariano)

Preço: R$ 4,50

Funcionamento: Sábado, até às 22h

 

7. Estabelecimento: Café Palhares

Endereço: Rua Tupinambás, 638 – Centro

Viradão: O tradicional kaol do Palhares (arroz, farofa de feijão, linguiça, ovo frito, couve, torresmo e molho de tomate

Preço: R$ 18,80

Funcionamento: Sábado, até às 21h

 

8. Estabelecimento: Devotos Butiquim (Passeio Gastronômico da Festa Julina de 25 anos do Barbazul)

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 234 – Funcionários

Viradão: Ceviche de tilápia

Preço: R$ 20

Funcionamento: Até às 2 da madrugada de sábado para domingo

 

9. Estabelecimento: Estação da Cerveja

Endereço: Avenida dos Andradas, 351 – Centro

Viradão: Pirulito de carne (um bolinho de carne no palito e recheado com queijo, azeitona, tomate e orégano)

Preço: R$ 5

Funcionamento: Até às 3 da madrugada de sábado para domingo

 

10. Estabelecimento: Fox Lanches

Endereço: Rua Curitiba, 339 – Centro

Viradão: Hambúrguer assado (um hambúrguer fechado, em formato de salgado, recheado com queijo, presunto, tomate, cebola e pimentão)

Preço: R$ 3

Funcionamento: Sábado, até às 21h30

 

11. Estabelecimento: Guaribas Lanches

Endereço: Rua Guaicurus, 695 – Centro

Viradão: Sanduíche de pernil com vinagrete e cebola

Preço: R$ 8

Funcionamento: Aberto durante toda a Virada Cultural (24 horas)

 

12. Estabelecimento: Lanches Cidade

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 858 – Centro

Viradão: Ovo e bacon (pão francês recheado com ovo, bacon, alface, tomate e molho rosé da casa)

Preço: R$ 9,70

Funcionamento: Sábado, até às 21h

 

13. Estabelecimento: Lanches da Sosô

Endereço: Rua da Bahia, 334 – Centro

Viradão: Macarrão na chapa (com frango, cenoura, milho e bacon)

Preço: R$ 7,50 (pequeno) – R$ 9 (grande)

Funcionamento: Até às 5 horas da manhã de sábado para domingo

 

14. Estabelecimento: Letish Sorvetes Artesanais

Endereço: Rua Sergipe, 109 – Centro

Viradão: Sorvete de caramelo salgado (vegetariano)

Preço: R$ 7 (uma bola no copinho) – R$ 8 (uma bola na casquinha)

Funcionamento: Sábado, até às 18h30. Domingo, a partir de 11h

 

15. Estabelecimento: Nonô – O Rei do Caldo de Mocotó

Endereço: Avenida Amazonas, 840 – Centro

Viradão: Caldo de mocotó completo (com dois ovinhos de codorna e cebolinha).

Preço: R$ 10,50

Funcionamento: Sábado, até às 23h

 

16. Estabelecimento: Padaria Belo Pães

Endereço: Avenida Santos Dumont 193 – Centro

Viradão: Caldinho de feijão com linguiça (torresmo e cebolinha verde opcionais).

Preço: R$ 21 (o quilo)

Funcionamento: Sábado, até às 21h

 

17. Estabelecimento: Padaria Boa Viagem

Endereço: Rua Sergipe, 7 – Centro

Viradão: X-burguer bacon (pão de hambúrguer, carne de hambúrguer, queijo, alface, tomate e bacon)

Preço: R$ 8,30

Funcionamento: Sábado, até às 21 horas. Domingo, das 5h30 às 14h

 

18. Estabelecimento: Padaria Diplomata

Endereço: Avenida Augusto de Lima, 150 – Centro

Viradão: Pizza de tabuleiro

Preço: R$ 29,90 (o quilo)

Funcionamento: Sábado, até às 23h. Domingo, a partir das 6h

 

19. Estabelecimento: Padaria e Lanchonete Fênix

Endereço: Rua da Bahia, 432 – Centro

Viradão: Misto quente

Preço: R$ 4

Funcionamento: Aberta durante toda a Virada Cultural (24 horas)

 

20. Estabelecimento: Panificadora Honda

Endereço: Rua Espírito Santo, 304 – Centro

Viradão: Mini-empadas de frango

Preço: R$ 39,90 (o quilo)

Funcionamento: Sábado, até às 22h

 

21. Estabelecimento: Pop & Kid

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 661 – Centro

Viradão: Batatão recheado com camarão e Catupiry

Preço: R$ 19,10

Funcionamento: Até às 2 horas da madrugada de sábado para domingo

 

22. Estabelecimento: Rei do Café

Endereço: Rua Aarão Reis, 500 – Centro

Viradão: Joelho de moça (enroladão de presunto e queijo)

Preço: R$ 4

Funcionamento: Sábado, até às 23h. Domingo, a partir de 11h

 

23. Estabelecimento: Restaurante Beco

Endereço: Rua dos Tamoios, 232 – Centro

Viradão: Prato feito customizado (proteína: bife de boi, bife de porco, linguiça, peito de frango à milanesa, ovos, carne de boi cozida, peixe à milanesa, bife de boi à milanesa ou peito de frango grelhado mais quatro acompanhamentos: arroz branco, maionese, arroz à grega, batata frita, farofa brasileira, feijão comum, macarrão, feijão tropeiro, salada de legumes, tutu de feijão e couve)

Preço: R$ 15,50

Funcionamento: Sábado, até às 23h30. Domingo, das 11h às 17h

 

24. Estabelecimento: Restaurante Mineirinho 1

Endereço: Rua Espírito Santo, 310 – Centro

Viradão: Mini-refeição com tropeiro ou feijão comum (opções de carne: lombo, carne cozida, frango, peito grelhado, linguiça, bife de boi, peixe ou peito de frango à milanesa)

Preço: R$ 11 (serve uma pessoa)

Funcionamento: Aberto durante toda a Virada Cultural (24 horas)

 

25. Estabelecimento: Serelepe Bar

Endereço: Rua dos Carijós, 39 – Centro

Viradão: Carne cozida ao molho, diretamente da estufa

Preço: R$ 7 (o pedaço)

Funcionamento: Sábado, até às 21h

 

26. Estabelecimento: Sindicato do Chopp

Endereço: Rua da Bahia, 1166 – Centro

Viradão: Espaguete à bolonhesa

Preço: R$ 20

Funcionamento: Aberto durante toda a Virada Cultural (24 horas)

 

27. Estabelecimento: Síria Gourmet

Endereço: Rua dos Goitacazes, 322 – Centro

Viradão: Sanduíche de falafel (vegetariano)

Preço: R$ 11

Funcionamento: Sábado, até às 22h. Domingo, de 9h às 17h

 

28. Estabelecimento: Tim Academia de Bilhares

Endereço: Rua dos Carijós, 109 – Centro

Viradão: Mexidão à moda da casa (com arroz, feijão, carne cozida, bacon, couve, cebolinha verde e ovo frito)

Preço: R$ 15,90

Funcionamento: Até às 6h da manhã de domingo

 

29. Estabelecimento: Tonel da Pinga

Endereço: Rua Sergipe, 129 – Centro

Viradão: Linguicinha da estufa

Preço: R$ 5 (o pedaço)

Funcionamento: Sábado, até às 20h. Domingo, a partir das 9h

 

30. Estabelecimento: Xok Xok

Endereço: 1º piso do Edifício Maletta (Avenida Augusto de Lima, 233 – loja 24)

Viradão: Torresmo de barriga, diretamente da estufa

Preço: R$ 3 (o pedaço)

Funcionamento: Até às 2h da madrugada de sábado para domingo

 

*Pode haver alguma variação de preço nos pratos oferecidos sem aviso prévio.

 

 

Sobre a Virada Cultural

A Virada Cultural de Belo Horizonte é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico, com apoio e adesão de diversos parceiros institucionais. Esta é a 5ª edição do evento, que já reuniu, em toda a sua história, mais de cinco mil artistas, duas mil atrações e mais de 1,6 milhão de pessoas. Informações no site da Virada Cultural.

 

 

 

Serviço

EVENTO GRATUITO

Virada Cultural de Belo Horizonte 2019

Dias 20 e 21 de julho

Informações no site da Virada Cultural.

Acompanhe: facebook, instagram: @viradaculturalBH #ViradaBH