Pular para o conteúdo principal

Virada Cultural de Belo Horizonte 2019: 20 a 21 de julho.
Arte: PBH

Virada Cultural 2019 terá como novidade a Virada Tecnológica Criativa

criado em - atualizado em

Além do Viradão - Circuito Gastronômico, da Viradinha – programação infantil e do Espaço Petfriendly, a 5ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, que vai ocupar ruas, espaços públicos e centros culturais da cidade durante 24 horas dos dias 20 e 21 de julho, apresentará também a Virada Tecnológica Criativa. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. Pensada para atrair e agradar a todos os públicos e tribos, a Virada propõe um ambiente preparado com uma série de atividades para geeks e nerds.

 

No espaço vai ter competição de e-sports, 24 horas de games, fliperamas livres, encontro de cosplayers e vários jogos de tabuleiro, que movimentam a economia tanto quanto os esportes tradicionais. E ainda, os visitantes poderão participar de experiência imersiva em games por meio de óculos VRs, de evento pedagógico destinado ao reaproveitamento criativo de tecidos, promovido pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e laboratórios de prototipagem.

 

Outra atração é o Laboratório de Quadrinhos Potenciais. Jão convida Ing Lee é um ateliê aberto voltado para a criação de uma narrativa gráfica experimental ao longo de 12 horas. Por meio de imagens da prancheta em que os autores estão produzindo, projetadas em tempo real em telão, o público pode acompanhar todo o processo de desenvolvimento da obra.

 

Também fará parte da arena da tecnologia, o movimento Maker, que se baseia na crença de que todas as pessoas são capazes de desenvolver habilidades de manutenção e produção criativa usando suas próprias ferramentas e objetos. O P7 Criativo e Semente Maker levam para a Virada um espaço que busca promover essa cultura que vem ganhando cada vez mais notoriedade na cadeia produtiva.

 

 

Sobre a Virada Cultural

A Virada Cultural de Belo Horizonte promete uma experiência incrível, das 17h do dia 20 às 17h do dia 21 de julho. A cidade receberá Daniela Mercury, Atooxxa, Fernanda Abreu, Xenia França, que se juntarão às centenas de artistas locais. Ao todo, serão mais de 400 atrações gratuitas como apresentações de música, teatro, dança e circo, além de projetos audiovisuais, de moda, design e de qualidade de vida. O evento deve atrair cerca de 500 mil pessoas em um circuito formado por seis áreas principais no Centro da capital, além de espaços culturais parceiros, em uma experiência intensa de compartilhamento e ocupação do hipercentro, atrelada ao convívio com diferentes culturas, estilos, credos e tribos. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. Mais informações no portal da Prefeitura. Acompanhe: facebook, instagram: @viradaculturalBH #ViradaBH

 

 

Virada Tecnológica e Criativa

(Rio de Janeiro, entre Afonso Pena e Tupinambás)

Programação 24h

Espaço Game Retrô – 7 E-Sports - Fliperamas livres (games)

LabTruck SENAI/MG (inovação)

Espaço Maker de Aprendizagem - P7 e Semente Maker (inovação)

Curso Moda Contemporânea do UniBH: Oficina de prototipagem e reaproveitamento de tecidos (moda)

Arena ClubeNerd – Jogos de Tabuleiro Modernos (games)

 

Sábado

19h a 0h - Imersão Game Cotemig - Realidade Aumentada (inovação)

20h às 1h - Laboratório de Quadrinhos Potenciais: Jão convida Ing Lee (artes visuais)

20h às 12h - Game Cup - Campeonato de LoL / Campeonato de PES 19 / Campeonato de FIFA 19 / CS:GO Desafios com o público 2x2 e 5x5 / Campeonato Street Fighter (games)

 

Domingo

9h às 13h - Cosplay Interativo || VIRADINHA ||

9h às 19h - Imersão Game Cotemig - Realidade Aumentada (inovação)

10h às 17h - Imersão Fábrica Cedro - Realidade Aumentada (inovação)

13h às 19h - Laboratório de Quadrinhos Potenciais: Jão convida Ing Lee (artes visuais)

13h às 15h - Encontro e Concurso de Cosplay (intervenção)

15h - Final Campeonato LoL (games)

17h - Final Campeonato de FIFA 19 (games)

18h - Final Campeonato de PES 19 (games)

LabMaker Newton Paiva (design)

 

*Programação sujeita a alterações. Valores e horários da programação associada ao evento é de responsabilidade dos espaços culturais próprios.