Pular para o conteúdo principal

Fiscalização da Vigilância Sanitária
Leila Porto/PBH

Vigilância Sanitária reforça vistorias no comércio de alimentos para o Carnaval

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está reforçando as vistorias em bares, restaurantes, supermercados, padarias e lanchonetes para garantir o cuidado com a alimentação da população e dos foliões durante o Carnaval 2024. Com o aumento do número de pessoas circulando na cidade, é imprescindível que os estabelecimentos redobrem a atenção nos processos de fabricação e comercialização dos alimentos para evitar a ocorrência de doenças transmitidas por esses produtos.

 

Durante as visitas, a Vigilância Sanitária tem observado as condições de higiene e limpeza dos estabelecimentos, a temperatura dos alimentos e as condições de armazenamento e conservação, além do prazo de validade. Considerando a intensificação das ações para o Carnaval, já foram realizadas 105 vistorias, com a aplicação de uma multa e a interdição de três locais. Houve ainda a apreensão de 41 kg de alimentos impróprios para consumo.

 

Ainda como parte das ações foi realizado um treinamento com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincovaga). Ao todo, cerca de 50 participantes, entre proprietários e responsáveis técnicos, receberam orientações sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, além de material informativo. A estratégia é para ampliar o compartilhamento das informações e dicas.

 

Para garantir a ágil atuação da Vigilância Sanitária durante o período oficial do Carnaval 2024 as equipes estarão de plantão no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).

 

Denúncias

 

As pessoas podem colaborar com as ações da VISA e, em caso de irregularidades, registrar as denúncias nos canais oficiais da Prefeitura, sendo o Portal de Serviços, PBH APP ou telefone 156.