Pular para o conteúdo principal

Vídeos do acervo do MIS serão exibidos na fachada do Espaço UFMG do Conhecimento
Divulgação: Espaço do Conhecimento

Vídeos do acervo do MIS serão exibidos na fachada do Espaço UFMG do Conhecimento

criado em - atualizado em

Quem passar pela Praça da Liberdade poderá assistir a filmes históricos que retratam a Belo Horizonte das décadas de 1950 e 1960. Obras do acervo do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) serão projetadas na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os museus para difundir e democratizar o acesso ao acervo do MIS BH. As projeções podem ser vistas diariamente, das 18h30 às 22h30. Os curtas metragens remontam à Praça da Liberdade e o entorno no século passado e resgatam imagens de uma Belo Horizonte jovem e diferente da cidade atual.
 

Os filmes projetados, assim como outros títulos, podem ser vistos também pelo Canal MIS BH no YouTube. Para ampliar o acesso ao seu acervo, o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte criou, em 2013, o canal MIS BH (à época Canal CRAV). O Canal disponibiliza trechos do acervo fílmico para internautas interessados em audiovisual e na história de Belo Horizonte. Trata-se de uma ferramenta de difusão e pesquisa do acervo da Instituição. Até o momento, já foram registradas mais de 300 mil visualizações.

 

Ainda dentro das celebrações dos 125 anos de Belo Horizonte, a Belotur produziu um vídeo comentando as belezas históricas da cidade, comparando imagens antigas, cedidas pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), com cenas atuais.

 

De acordo com o coordenador do MIS BH, Thiago Veloso Vitral, “o acervo fílmico é registro documental de uma determinada época, e é dever do Poder Público preservar e dar acesso ao patrimônio cultural de sua cidade”.

 

 

Exibições ao ar livre

 

A Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, revestida por um material vítreo especial que transforma o edifício numa grande tela de projeção, exibe vídeos diversos ligados a temáticas de cultura, ciência e arte, bem como a programação mensal do museu e projetos gratuitos para o público.

 

Entre os títulos do acervo do MIS BH exibidos na fachada do prédio, estão o curta "Praça da Liberdade e Avenida Afonso Pena - 1958" retrata a Praça da Liberdade, a fachada do Palácio, o prédio da antiga Secretaria de Estado de Segurança e Assistência Pública, a vista do lago a partir do coreto e cenas da Praça Barão do Rio Branco e dos fícus na avenida Afonso Pena. Já "Parque Municipal 1958" traz cenas de momentos de lazer no Parque Municipal Américo René Giannetti, onde se pode observar pessoas aproveitando o lago, jogando vôlei e crianças se divertindo nos brinquedos. 

 

Outro título exibido será "O Crescimento de Belo Horizonte - Década de 1960" mostrando imagens da vista do Centro da capital, do canal do Ribeirão Arrudas, na Praça Rui Barbosa. Ele também retrata os edifícios na Praça Sete de Setembro e trólebus na avenida Afonso Pena. A narração conta sobre o constante crescimento da jovem metrópole. No vídeo "Construção da Biblioteca Pública de Minas Gerais", provavelmente filmado entre a década de 1950 e 1960, é possível ver operários trabalhando na obra da edificação da biblioteca.

 

A mobilidade urbana também é uma das temáticas retratadas nos filmes. O curta "Trânsito em Belo Horizonte - Final da Década de 1960" mostra o trânsito nas ruas do Centro de Belo Horizonte. Cenas de veículos, pedestres e estudantes no cruzamento da avenida Olegário Maciel com rua dos Carijós, ao lado da Escola Estadual Olegário Maciel, ao fundo o Conjunto JK.  Em "Transporte em Belo Horizonte - década de 50" o público poderá assistir imagens de veículos circulando em Belo Horizont, pelas praças Sete de Setembro, Raul Soares, as nas ruas Sapucaí e Conde de Linhares e nos viadutos da Floresta e Santa Tereza.
 

 

Serviço

Exibições do acervo do MIS BH
Endereço: Fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 18h30 às 22h30.