Pular para o conteúdo principal

Aulas Online PBH
Crédito: Divulgação / PBH

Videoaulas de Esporte e Lazer para população de BH superam 50 mil visualizações

14/07/2021 | 15:20 | atualizado em 14/07/2021 | 16:07

As videoaulas de exercícios físicos, modalidades esportivas, jogos e brincadeiras postadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer no canal da Prefeitura de Belo Horizonte no Youtube superaram a marca de 50 mil visualizações – de acordo com dados até o último dia 1º. As atividades são apresentadas por educadores físicos e há atualmente 82 videoaulas de programas municipais postadas e disponíveis on-line, sendo 35 do Vida Ativa, 31 do Esporte Esperança e 16 do Superar.

As videoaulas foram criadas para suprir a paralisação do atendimento presencial de programas de Esporte e Lazer da Prefeitura, em razão da pandemia da Covid-19 e das medidas de distanciamento social adotadas para evitar o contágio pelo coronavírus. O conteúdo audiovisual on-line é destinado a toda a população. 

A primeira série de videoaulas foi disponibilizada em maio de 2020, com o programa Vida Ativa, voltado a pessoas com mais de 50 anos. Em seguida, estrearam no canal da Prefeitura os conteúdos do Superar, voltado a pessoas com deficiência (PCD), e do Esporte Esperança, dirigido a crianças e adolescentes (3 a 17 anos). 

O secretário municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, Elberto Furtado, destaca o engajamento da população e reitera que a realização de atividades físicas é importante para a saúde física e mental, ainda mais em tempos de pandemia e restrições.

“O número de 50 mil visualizações mostra que estamos no caminho certo ao oferecer também o serviço por videoaulas. Foi uma solução criada para esse momento difícil vivido por toda a população, em especial para os idosos, as pessoas com deficiência, as crianças e os adolescentes. Implantamos as videoaulas com o intuito de ajudar a atenuar os efeitos do isolamento. Seria um conteúdo temporário, mas creio que se tornou definitivo, até para ser também uma opção ao atendimento presencial, logicamente quando isso for normalizado”, afirmou Elberto Furtado.

Conforme portaria publicada no Diário Oficial do Município, o atendimento presencial dos programas Superar, Esporte Esperança e Vida Ativa está suspenso por tempo indeterminado desde 20 de março de 2020, em função da pandemia e em conformidade com as ações da Prefeitura para conter a propagação da Covid-19 e preservar a saúde da população.