20 August 2021 -
A Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto Periférico apresentam o vídeo-intervenção "Cartografia Afetiva da Pampulha", com a artista Janaína Tábula. A atividade é proposta a partir da intervenção urbana itinerante "CarrOvO", também de autoria de Tábula, que consiste em um processo de mediação e escuta de memórias femininas, a partir da circulação de um fusca, inspirado nos carros que vendiam ovos nas ruas. No vídeo, o convite “Mulher, compartilha uma memória comigo?" é o ponto de início para a partilha de afetos. A atividade estará disponível para visualização no próximo dia 24, às 10h, no site.
O vídeo conta com depoimentos de cinco mulheres moradoras da Pampulha, que aceitaram o convite de Janaína para partilhar “memórias” e lembranças que elas carregam da região. A produção e a gravação da atividade aconteceu respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.
Sobre o Pampulha Território Museus
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade.
Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos. Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.