Pular para o conteúdo principal

Vias no Centro de BH ganham novo asfalto
Foto: PBH/ Divulgação

Vias no Centro de BH ganham novo asfalto

criado em - atualizado em

Importantes vias no hipercentro da capital estão sendo recapeadas para garantir melhores condições de tráfego e mais conforto para a população que transita por esses locais. Ruas e avenidas com grande fluxo de veículos do transporte coletivo e que servem de ligação para outras regiões da cidade estão recebendo as obras.  As intervenções fazem parte do Programa Centro de Todo Mundo, lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte, com o objetivo qualificar a região central da cidade aumentando e melhorando, dentre outros aspectos, a acessibilidade, lazer e segurança. O planejamento prevê o recapeamento de 18km de vias, com previsão de que 47 trechos recebam as melhorias até 2024.

 

São priorizadas as vias em piores condições de conservação e com maior importância em termos de mobilidade, levando em consideração o itinerário de transporte coletivo, acesso a zonas de interesse socioeconômicos, definidas em parceria pela Secretaria Municipal de Obras, BHTrans e as coordenadorias de atendimento regionais. “Nós fizemos um planejamento para o Hipercentro, principalmente em obras de pavimentação, com o asfaltamento de aproximadamente de 18 km dessa região nas vias que foram identificadas em pior situação, trazendo mais conforto e durabilidade do pavimento e, consequentemente, diminuindo a necessidade de tapa-buraco dessas vias”; explica o subsecretário de Zeladoria Urbana, Leonardo Gomes. 

 

Já receberam tratamento asfáltico a Avenida Afonso Pena (entre Rua Espírito Santo até Rua dos Caetés), Avenida Amazonas (esquina com Afonso Pena), Rua Curitiba (entre Afonso Pena até Avenida do Contorno), Rua Tupinambás (entre Amazonas até Avenida dos Andradas), Avenida Amazonas (entre Rua da Bahia e Espírito Santo), Rua Paracatu (entre a Av. Augusto de Lima a Av. do Contorno), no Viaduto Nansen Araújo (encabeçamento junto à Av. Oiapoque) e Viaduto Oeste (Entre a Av. Contorno E Av. Nossa Senhora De Fátima). Ao todo foram 3,2 km de vias recapeadas pela Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb).

 

Dentre os benefícios das obras de manutenção de vias públicas estão melhorias nas condições de trafegabilidade, segurança viária, restabelecimento dos parâmetros técnicos viários, economia na manutenção dos veículos coletivos e privados, conforto acústico e redução no tempo de deslocamento. A Suzurb realiza a vistoria técnica do local, verificando as condições do pavimento, tipos de calçamento, sistema de drenagem, classificação da via (se é arterial ou coletora) e se ela oferece condições para as intervenções.