Pular para o conteúdo principal

Viaduto Oscar Niemeyer passará por obras de manutenção
Divulgação/PBH

Viaduto Oscar Niemeyer passará por obras de manutenção

criado em - atualizado em

O viaduto Oscar Niemeyer, na avenida Pedro I, região da Pampulha, passará por manutenção a partir desta segunda-feira (22) e ficará fechado. Em vistoria de rotina foi constatada a necessidade de troca dos aparelhos de apoio da estrutura. A Sudecap e a BHTrans acompanharão o andamento das obras e a logística do trânsito. Durante o período serão feitos desvios na região e os motoristas serão orientados sobre as rotas. O prazo de duração dos trabalhos é de cinco dias.

 

Entenda o que são os aparelhos de apoio

Os aparelhos de apoio são dispositivos que fazem a transição entre as estruturas de uma construção. A utilização deles é necessária porque quando duas peças estruturais se apoiam uma sobre a outra, elas podem girar (rotação) ou deslizar (translação) uma em relação à outra. Esses movimentos nem sempre podem ser absorvidos pelas peças e por isso é preciso um elemento intermediário entre elas, que é o aparelho de apoio. O uso dos aparelhos entre vigas e pilares possibilita a movimentação natural existente entre os dois elementos, absorvendo os esforços horizontais e de rotações e transmitindo aos pilares os esforços verticais

O viaduto Oscar Niemeyer

Construída como parte da duplicação da avenida Pedro I, a estrutura faz a ligação entre as ruas Cheik Nagib Assrauy, no bairro Itapoã, e Mário Jofre de Freitas, no bairro Jardim Atlântico. Em maio de 2013, ganhou o nome de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais importantes do século XX, com trabalhos edificados por todo o mundo. O viaduto possui 15,45m de largura, gabarito (altura) 5,50m e comprimento (de estrutura): 156,29m.

Veja como fica o trânsito na região durante a execução das obras

Para realização das obras será realizada interdição total do Viaduto Oscar Niemeyer entre segunda (22) e sexta-feira (26).

 

Os veículos que seguem na avenida Portugal (sentido B. Céu Azul - bairro São Bernardo) ao passarem ao lado da Estação Pampulha em direção ao bairro São Bernardo ou Venda Nova, serão direcionados para a rua Cheik Nagib Assarauy, realizando o seguinte trajeto:

 

Avenida Portugal, rua Cheick Nagib Assarauy, avenida D. Pedro I, avenida Otacílio Negrão de Lima, Alemada das Latânias, Alemada das Acácias, Santa Rosa (sentido bairro), avenida Presidente Antônio Carlos (sentido bairro), Alças de acesso à avenida Portugal após a Barragem da Pampulha, avenida Portugal.

 

Agentes da BHTrans vão monitorar e orientar os condutores. Faixas de pano e placas vão sinalizar os desvios no local. 

Transporte Coletivo

As linhas alimentadoras 644, 617, 712, 717, 718, 719 que atendem a Estação Pampulha e trafegam pelo Viaduto Oscar Niemeyer sairão pelo portão lateral de contingência da estação. Apenas a linha 719 terá alteração de itinerário:

 

Linha 719: Estação Pampulha, avenida Portugal, Alça de acesso à avenida D. Pedro I(sentido Venda Nova), rua Sãozinha Baggio Coutinho, rua Irlanda, rua São Miguel, rua Maria Moreira Reis.

 

A linha Suplementar S55 (Santa Mônica) será autorizada a acessar a plataforma alimentadora da Estação Pampulha apenas de passagem, sem embarque ou desembarque, saindo em seguida pelo portão lateral da estação. A medida é importante para não ter atrasos na realização das viagens.