Pular para o conteúdo principal

visão aérea do Viaduto Leste , destaque em verde na via liberada.
Foto: Divulgação/BHTrans

Viaduto Leste no Complexo da Lagoinha já está liberado para o tráfego

25/07/2018 | 16:21 | atualizado em 05/11/2018 | 09:54

Com a conclusão das obras no Viaduto Leste, o trânsito já está livre em todos os sentidos no Complexo da Lagoinha. Ontem, 24/7, foi retirada a interdição da pista que dá acesso à Praça da Estação, na segunda alça do viaduto. A liberação já facilita o tráfego dos veículos e do transporte coletivo vindos do Túnel da Lagoinha para a área central (avenida Cristiano Machado sentido bairro/centro).

 

As obras

Os viadutos do Complexo da Lagoinha se dividem em dois, o que gerou duas intervenções simultâneas. A primeira foi a construção de uma alça no Viaduto Leste, com 160 metros de extensão, que começa no apoio ao lado do FCA (Ferrovia Centro Atlântica), próximo à rua Diamantina, passa sobre o Boulevard Arrudas e desce na avenida do Contorno, em frente ao Shopping Oiapoque, pouco antes da rua São Paulo.

 

A segunda intervenção foi o alargamento e revitalização do Viaduto Leste, na parte que já existia. O trecho se inicia na avenida Antônio Carlos, atravessa o Complexo da Lagoinha, passa sobre a linha do metrô, continua paralelamente à parte antiga do viaduto e desce até a rua Rio de Janeiro.

Ao todo, foram feitas intervenções em 690 metros do elevado, considerando os dois sentidos do trânsito. Durante as obras, foram instaladas as maiores vigas já utilizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte em viadutos, com 54 metros de comprimento, sendo as maiores fabricadas pela Usiminas de Ipatinga. A colocação das vigas é uma operação complexa, pois além de seu tamanho, elas estão sobre a linha férrea, sendo necessária a coordenação dos trabalhos junto à CBTU e a VLI.

Os trabalhos foram iniciados em fevereiro de 2015, com investimentos de aproximadamente R$ 61,6 milhões, provenientes do PAC Mobilidade.

 

Como vai funcionar o novo Viaduto Leste

O motorista que transita na avenida Cristiano Machado, sentido bairro/centro, terá as seguintes opções chegando ao Túnel da Lagoinha:

 

SAÍDA 1 – Antes do Túnel – Retorno e acesso ao bairro Colégio Batista

 

Antes do túnel o motorista deve ficar na faixa da direita e acessar a rua Cyro Borja e realizar o retorno ou seguir para o bairro Colégio Batista.

 

SAÍDA 2 – Acesso à avenida Antônio Carlos

 

O motorista deve ficar na primeira faixa da direita, dentro do túnel, e acessar a avenida Antônio Carlos.

 

SAÍDA 3 – Acesso à rua São Paulo (região da Oiapoque) e Transporte Coletivo

 

O motorista deve ficar na faixa da direita ou a central, dentro do túnel, e acessar a primeira alça do Viaduto Leste, em que é compartilhado o tráfego de ônibus e veículos de passeio. A primeira alça conduz os veículos em direção à rua São Paulo, na região da Oiapoque.

 

SAÍDA 4 – Acesso à Praça da Estação

 

O motorista deve ficar na faixa central, dentro do túnel, e acessar a segunda alça do Viaduto Leste, em direção à Praça da Estação.

 

SAÍDA 5 – Acesso ao Viaduto Oeste, avenidas Nossa Senhora de Fátima e Pedro II

 

O motorista deve ficar na faixa da esquerda, dentro do túnel, e seguir para acessar o Viaduto Oeste ou as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Pedro II.

 

Agentes da BHTrans estão monitorando o Complexo da Lagoinha, as avenidas Cristiano Machado, do Contorno, as vias da região da Oiapoque e a operação do MOVE.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 24/7/2018.

visão aérea e geral do Viaduto Leste, vias e sentidos em destaques coloridos. Ao lado, legenda.