Pular para o conteúdo principal

 VI Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto
Arte/PBH

VI Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto

criado em - atualizado em

Será realizada na próxima semana, de 11 até 15 de setembro de 2023, a sexta edição do já tradicional “Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto”, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS), pelo Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL) e pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. A participação e a submissão de artigos é realizada mediante inscrição prévia, e o evento acontece no CAD 2 (Centro de Atividades Didáticas 2), na UFMG, e no Conjunto Moderno da Pampulha. A programação completa pode ser acessada no site do colóquio.

 

Nesse colóquio, vão se aprofundar as discussões iniciadas nas edições anteriores, que acontecem bianualmente desde 2010, fazendo-se uma avaliação das diversas dimensões da ideia da paisagem cultural, tanto aquelas de natureza conceitual, metodológica e projetual, quanto suas implicações para as políticas de preservação, intervenção e gestão do patrimônio, com vistas ao desenvolvimento. Nesta edição, além das dimensões do patrimônio e do projeto da paisagem, é comemorado os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, inscrito como paisagem cultural na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, dando ênfase às paisagens da água e ao planejamento urbano e regional a partir da paisagem cultural.

 

Programação

Com uma agenda repleta de mesas-redondas e debates, o IV Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto busca avançar no debate científico sobre o patrimônio. A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura participam ativamente da programação do colóquio, promovendo uma visita mediada que celebra os 10 anos do Museu Casa Kubitschek, comemorados no dia 12 de setembro (terça-feira). A visita será feita às 18h do mesmo dia, pelo museu e pelo seu jardim, estabelecendo um panorama histórico-cultural para os participantes. Após a visita, será lançada a “Coleção Icomos-Brasil - Paisagem Cultural durante o VI Colóquio Ibero-americano Paisagem, Patrimônio e Projeto”, produzido pelo Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL).

 

Complementando a participação da SMC/FMC no colóquio, a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, participa da mesa redonda “O desafio da gestão integrada: provocações a partir do conjunto da Pampulha”, que será realizada no dia 13 de setembro (quarta-feira), às 10h30. Já no dia 14 de setembro (quinta-feira), das 14h às 18h, os participantes realizarão uma visita especial ao Conjunto Moderno da Pampulha, passando pelo Museu de Arte da Pampulha (MAP), Iate Tênis Clube, Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), Museu Casa Kubitscheck e Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.

 

10 anos do Museu Casa Kubitschek

Construída para ser a residência de fim de semana do então Prefeito Juscelino Kubitschek (1940- 1945), Museu Casa Kubitschek é um dos marcos da arquitetura moderna dos anos de 1940, projetada por Oscar Niemeyer e cercada pelo jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx. O museu foi inaugurado em 2013, com o objetivo de oferecer ao público experiências reflexivas e sensíveis, e abriga hoje a exposição "Tramas: processos educativos". A exposição conta com um módulo especial sobre os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha denominado “Pampulha - Múltiplos Olhares”, onde cerca de 80 bordadeiras recriam as obras icônicas do Conjunto numa relação de patrimônio vivo. O Museu Casa Kubitschek dá início às comemorações de seus 10 anos no mês de setembro, com uma programação que inclui oficinas e mediações especiais. As ações integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar. Todas as atividades são gratuitas, e a programação completa pode ser acessada no site do projeto.

 

Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto

O “Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto” é fruto de uma colaboração entre o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o grupo de pesquisa Paisaje Cultural – Intervenciones Contemporáneas en la Ciudad y el Territorio da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), que também realiza um trabalho interdisciplinar sobre a paisagem, articulando áreas como a arquitetura, a engenharia civil, as ciências da terra, as ciências sociais, a história e a arte, através de três linhas de trabalho ancoradas na construção da memória, na  construção da exterioridade e na reconstrução da paisagem.