Pular para o conteúdo principal

Foto: Barbara Donadoni

Venda Nova celebra 10 anos do Programa Escola Integrada

criado em - atualizado em

Cerca de mil e oitocentos alunos de 28 escolas municipais de Venda Nova celebraram 10 anos do Programa Escola Integrada dia 28 de setembro, no Parque Lagoa do Nado, bairro Itapoã. Apresentações de dança e canto coral foram algumas das atrações da Regional durante o VIII Festival do Programa Escola Integrada. 


O evento também celebrou os 120 anos da cidade de Belo Horizonte, com o tema Educação Integral e a Cidade: Uma Década de Histórias. Os mil e oitocentos alunos se dividiram em apresentações no período da manhã e tarde. As crianças e adolescentes apresentaram shows de canto coral, danças, apresentações circenses.

 

Os alunos da Escola Municipal Professor Pedro Guerra, do bairro Mantiqueira, fizeram uma apresentação de Maculelê, dança típica de origem afro-indígena. Com apoio do professor Nathan Almeida, os alunos Henri, Lucas, Arthur, Thiago, Mateus, Ryan e Gabriel se apresentaram e ficaram satisfeitos com o resultado: “Estávamos um pouco nervosos, mas confiamos na capacidade da nossa equipe. Foi uma experiência ótima”, disseram. Já os alunos da Escola Municipal Cora Coralina, do bairro Copacabana, apresentaram um mix de hip hop, com músicas atuais e mais antigas, e se divertiram tanto quanto o público.

 

O Programa Escola Integrada é uma política municipal da Prefetura de Belo Horizonte, que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do ensino fundamental nas escolas municipais. Os alunos têm nove horas diárias para a aprendizagem de uma forma global, com a utilização de equipamentos urbanos para além dos limites das salas de aula. Entidades de ensino superior, empresas, organizações sociais, grupos comunitários e pessoas físicas contribuiem para o projeto, que proporciona aos estudantes experiências e aprendizagens em expressões artísticas, como música, pintura e dança.