Pular para o conteúdo principal

Vagas de estacionamento rotativo são ampliadas na cidade a partir desta quinta-feira (16)
Foto: Divulgação/PBH

Vagas de rotativo são ampliadas em BH a partir desta quinta-feira (16)

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai ampliar a oferta de vagas de Estacionamento Rotativo Digital nos bairros Cidade Jardim e Santa Efigênia, a partir de quinta-feira (16). Serão implantadas 77 vagas físicas de estacionamento rotativo na avenida Prudente de Morais e na rua Santa Madalena Sofia, no Cidade Jardim, que irão propiciar 241 oportunidades para que os veículos possam estacionar diariamente na região. Já no Santa Efigênia, serão criadas 48 vagas físicas, que se transformam em 240 vagas rotativas.

Com a ampliação das vagas, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.494 vagas físicas que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 105.196 oportunidades de estacionamento em 881 quarteirões da capital

A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento onde a quantidade de veículos que necessita estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis.

Bairro Cidade Jardim

Vagas de 2 horas: 
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas (exceto feriados). Sábado: livre:
- Avenida Prudente de Morais, entre ruas Gentios e Santa Madalena Sofia,
- Rua Santa Madalena Sofia, entre rua Iraí e avenida Prudente de Morais.

Vagas de 5 horas:
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas (exceto feriados). Sábado: livre:
- Avenida Prudente de Morais, entre ruas Santa Madalena Sofia e Pitangueiras,
- Rua Tenente Renato César rua Bernardo Mascarenhas e rua Conde Linhares.

Bairro Santa Efigênia

Vagas de 2 horas:
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas (exceto feriados). Sábado: livre:
- Avenida Churchill, entre avenida do Contorno e rua Expedicionário Nilo Seabra.

Sobre o Estacionamento Rotativo Digital

O Estacionamento Rotativo Digital aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

A utilização do Estacionamento Rotativo (crédito eletrônico) custa R$ 4,40 e é válida para utilização em quaisquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h).

O Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso do crédito eletrônico não é exigido aos sábados) e aos domingos em alguns locais como o Parque das Mangabeiras. Verifique sempre a regulamentação na placa.

Desde abril de 2008, o Estacionamento Rotativo possui um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar este bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de estacionamento rotativo, não tendo que pagar para estacionar por apenas alguns minutos.

Para onde vai a receita do Estacionamento Rotativo Digital?

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação para o trânsito.