Pular para o conteúdo principal

Mapa das novas vagas de estacionamento rotativo nos bairros Lourdes e Luxemburgo.
Arte: PBH

Vagas de estacionamento rotativo foram ampliadas em Luxemburgo e Lourdes

criado em - atualizado em
A BHTrans ampliou a oferta de vagas de estacionamento rotativo nos bairros Luxemburgo e Lourdes desde 31 de outubro. A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. 

Serão implantadas novas vagas de estacionamento rotativo na avenida Raja Gabaglia, no bairro Luxemburgo, que passa a contar com 224 vagas físicas, o equivalente a 847 oportunidades para que os veículos possam estacionar diariamente na região. Já no bairro Lourdes será ajustado o tempo de permanência em algumas vagas de cinco horas, que passarão para duas horas. 


Bairro Luxemburgo


Vagas de 2 horas 

- Avenida Raja Gabaglia entre rua Professor Baroni e rua Cachoeira de Minas - segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e sábado das 8 às 13 horas, exceto feriados

- Avenida Raja Gabaglia entre rua Cachoeira de Minas e rua Santa Maria do Salto - segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados

- Avenida Raja Gabaglia entre rua Santa Maria do Salto e rua Esperança - segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados

- Avenida Raja Gabaglia entre rua 4 de Maio e rua 13 de Setembro - segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.


Vagas de 5 horas 

- Avenida Raja Gabaglia entre rua 13 de Setembro e rua Radiante - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.
 


Bairro Lourdes

Na região do bairro Lourdes são 2.808 vagas físicas e 10.170 oportunidades de estacionamento. 


Vagas de 2 horas 

- Rua dos Timbiras entre rua Rio de Janeiro e avenida Álvares Cabral - segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas

- Rua dos Aimorés entre rua Curitiba e rua Santa Catarina - segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.

- Rua Gonçalves Dias entre avenida Bias Fortes e rua Rio de Janeiro - segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.

- Rua Gonçalves Dias entre rua Curitiba e rua Santa Catarina - segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.

- Rua Rio de Janeiro entre avenida Bias Fortes e rua Gonçalves - segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.


Sobre o Estacionamento Rotativo - A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. O estacionamento rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.679 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 107.069 oportunidades de estacionamento em 881 quarteirões da capital. O crédito para o estacionamento rotativo custa R$ 4,40 e é válido para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Os créditos podem ser adquiridos em quase 500 postos de venda credenciados da capital.

O sistema de estacionamento rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso do crédito não é exigido aos sábados) e aos domingos em alguns locais como o Parque das Mangabeiras. O usuário deve sempre verificar a regulamentação na placa. 

O rotativo possui um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar esse bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área estabelecida, não tendo que pagar por apenas alguns minutos.

Para onde vai a receita do Estacionamento Rotativo? A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.
 
Estacionamento Rotativo Digital - Desde junho deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e da Prodabel, implantaram o Estacionamento Rotativo Digital. Com o aplicativo no celular ou em postos de vendas o motorista pode comprar créditos eletrônicos para usar as vagas de estacionamento rotativo da capital.
 
Em outubro, o sistema completou quatro meses, confira os números do período:


• 26/6 a 30/10
Aquisições: 1.155 mil créditos
Ativações dos créditos: 620 mil créditos
Atualmente são 471 postos de venda de créditos eletrônicos
 
Os aplicativos credenciados para compra de crédito estão disponíveis nas lojas virtuais para Android e IOS. Acessando a página da BHTrans,  o usuário pode baixar o seu favorito nas lojas virtuais, cadastrar a placa do carro, escolher quantos créditos quer comprar e a forma de pagamento. Pode ser cartão de crédito, débito ou boleto.  Depois, é só ativar o rotativo quando estacionar e ficar atento ao tempo de permanência indicado na placa de regulamentação. Nos aplicativos é possível cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas apenas duas dessas placas poderão estar ativadas em um mesmo momento. Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido, como na folha de papel de estacionamento.

Histórico Estacionamento Rotativo - O estacionamento rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e, também, do estacionamento rotativo. 
 
Saiba mais sobre o Estacionamento Rotativo Digital e conheças os aplicativos neste link.