3 Abril 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte começou a substituir os pictogramas de identificação de estacionamento exclusivo para idoso, seguindo resolução do Contran que muda a placa com a imagem de um idoso curvado, com uma bengala, pela de uma pessoa em pé, com postura reta e o sinal de 60+ ao lado. A mudança tem como objetivo combater o preconceito contra os idosos.
A Resolução 965/22 do Contran entrou em vigor em junho de 2022, mas concedeu um prazo de cinco anos para as instituições envolvidas se adequarem às novas determinações. Além disso, o modelo de credencial utilizada pelos idosos para terem direito a estacionar nas vagas já tem alterações implementadas pela BHTRANS e já traz impresso o pictograma 60+.
Belo Horizonte possui cerca de 1.400 vagas para idosos, sendo 877 na área de estacionamento rotativo. Essas vagas só podem ser utilizadas por veículos que transportam ou sejam conduzidos por idosos e, para utilizá-las, é obrigatório o uso da credencial, que deve ser colocada no painel do carro, sempre em local visível.
A Credencial de Estacionamento Reservado para Idoso pode ser solicitada pela internet, no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte. Siga todas as instruções e envie os documentos necessários: foto da identidade, do CPF e do comprovante de residência. Após a verificação das informações, a credencial é emitida pela BHTrans em até 15 dias, sendo entregue pelos Correios. A credencial também deve ser utilizada nas vagas reservadas a idosos em locais privados, como shoppings, aeroportos, rodoviária e estabelecimentos comerciais.
Quem pode solicitar:
- A pessoa precisa ter 60 anos completos ou mais;
- Ser morador de Belo Horizonte.