Pular para o conteúdo principal

Estudante recebendo vacina
Adão de Souza/PBH

Vacinação contra Meningite C é ampliada para alunos e trabalhadores da educação

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a vacinação contra a Meningite C para os trabalhadores da área da Educação (ensinos superior e técnico) e estudantes universitários de instituições públicas e privadas (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades). A imunização na capital teve início em novembro para os trabalhadores da área da Saúde e o público de 16 a 30 anos que ainda não havia se vacinado contra a doença. A aplicação do imunizante acontece em todos os centros de saúde da cidade.

 

Além desses locais, os trabalhadores da área da Saúde dos setores públicos e privados, com 16 anos ou mais, também podem se vacinar em hospitais e clínicas.

 

O calendário de vacinação vai até fevereiro de 2023, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Para se vacinar, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto.

 

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. Cerca de 3 mil brasileiros são acometidos pela doença todos os anos. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis, mas, no Brasil, a doença meningocócica é mais frequente entre crianças com até 5 anos.

 

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 11 casos da doença meningocócica em 2022: um paciente menor de um ano e os demais tinham mais de 20 anos.