Pular para o conteúdo principal

Técnica de saúde aplica vacina na perna de criança, que está no colo de mulher sentada.
Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Vacinação contra a influenza é prorrogada até 9 de junho

criado em - atualizado em

Em Belo Horizonte, a campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada para até o dia 9 de junho. Até o momento, 626.396 pessoas receberam a vacina em Belo Horizonte, o que representa 76% do público prioritário, sendo que o Ministério da Saúde determina imunizar 90%.

 

A vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). O público prioritário que deve receber a vacina é formado por pessoas acima de 60 anos; crianças de 6 meses a 4 anos de idade; trabalhadores da área de saúde; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas; pessoas privadas de liberdade; e professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas.

 

A vacina é a principal forma de prevenção, pois diminui a circulação do vírus. Evitar ambientes fechados com pouca circulação do ar; lavar bem as mãos; e, ao tossir, usar o antebraço para tampar a boca, também ajudam a diminuir o risco de transmissão da influenza. A vacina está disponível nos Centros de Saúde de Belo Horizonte. Em 2017, foram notificados 65 casos de influenza na capital, sendo que 55 do tipo H3N2, o vírus que tem maior circulação em todo o país, neste ano.