Pular para o conteúdo principal

Urbel tem mais 950 voluntários capacitados para ação no período chuvoso
Foto: PBH/ Divulgação

Urbel tem mais 950 voluntários capacitados para ação no período chuvoso

criado em - atualizado em

O período chuvoso é uma época em que a prioridade da Prefeitura de Belo Horizonte é realizar vistorias e retirar os moradores que estejam em situação de risco muito alto de suas moradias para preservar vidas. Mas o trabalho do Programa Estrutural em Áreas de Risco (Pear) é contínuo e conta inclusive com a parceria dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) e Núcleos de Alerta de Chuva (Nac). Esses grupos são formados por voluntários treinados pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), com o apoio da Subsecretaria de Proteção Defesa Civil (Supdec), para ajudar a espalhar os alertas nas comunidades, orientar moradores e identificar situações de risco, em áreas de encostas e de inundação.

 

Os treinamentos preparam os voluntários para que eles tenham conhecimento das ações adequadas a serem adotadas em momentos de inundações e deslizamentos.

 

Segundo a supervisora de Gestão Comunitária da Urbel, Alice Uzêda Mascarenhas Chagas, a preparação para o período chuvoso em 2022 contou com a distribuição de materiais informativos em áreas de maior risco geológico, entre outras ações. “Fizemos reuniões com parceiros como CRAS, centros de saúde, escolas e outras instituições que atuam como multiplicadores nas áreas. Além disso, realizamos vistorias conjuntas com o NAC e, em setembro, ocorreu o treinamento no Corpo de Bombeiros para todos os voluntários”, explicou ela.

 

Com a chegada das chuvas é hora de colocar os conhecimentos em prática. Sempre que necessário, os núcleos recebem alertas da Prefeitura nos grupos de mensagem de cada região e, de acordo com a voluntária do Nudec, Walkiria Gomes de Souza, de 58 anos, moradora do bairro Taquaril, replicam o alerta indo às casas e enviando os comunicados pelos grupos com as principais lideranças dos bairros.

 

Para Walkiria, o papel dos voluntários em parceria com a PBH nas áreas de risco é muito importante porque antes de existir a população ficava sem saber como agir nos momentos de chuva. “Hoje somos treinados e capacitados através de cursos para identificar o risco, ajudar e tranquilizar a população. Fazemos as primeiras vistorias e assim comunicamos a PBH. Esse relacionamento mais íntimo entre nós voluntários e os moradores faz com que a comunidade tenha mais aceitação, então considero que somos peças fundamentais”, concluiu.

 

Atualmente, a Urbel conta com 460 voluntários do Nudec e 498 do NAC e trabalha continuamente nas comunidades para captar novos voluntários.