Pular para o conteúdo principal

Reunião on-line
Foto: PBH/Divulgação

Urbel realiza curso à distância para formação de lideranças da região Leste

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) iniciou, no último dia 15, encontros virtuais para formação de lideranças atuantes nos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, localizados na região Leste. A atividade, que se estende até 25 de maio, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, da Diretoria Regional de Assistência Social Leste e de diversos palestrantes colaboradores que estão compartilhando seus conhecimentos com o objetivo de fortalecer a rede de atores locais. Os participantes são moradores da região que exercem papel proativo na luta pelo atendimento das demandas coletivas de suas comunidades, seja por meio de entidades, coletivos ou individualmente. 

 

Os encontros estão sendo conduzidos pela coordenadora social da Urbel na Regional Leste, Alessandra Duarte, que também é uma das idealizadoras do evento. Ela conta que as capacitações eram destinadas inicialmente ao Granja de Freitas e acabaram se estendendo ao Alto Vera Cruz e Taquaril, além de outros bairros vizinhos, para ampliar a participação comunitária. “São 38 pessoas inscritas, incluindo algumas de bairros como Vera Cruz e Saudade, mas todos da região Leste. Na verdade, resolvemos unir esforços para fazer uma capacitação mais ampla no território, dirigida não só às lideranças que nós já conhecemos, mas também a outras pessoas interessadas em atuar na comunidade de forma coletiva”, explicou. 

 

O primeiro dia de encontro contou com palestras de lideranças que discorreram sobre a história da organização comunitária dos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, a partir de suas experiências e visões pessoais. Foram eles: Ailton dos Santos e Simião Leão, ambos integrantes do Movimento Viva o Granja e da Rede Aberta, e Edineia de Souza, presidente do Centro Comunitário Pró Construção do Taquaril e do Conselho de Saúde Local, conselheira municipal de Política Urbana e diretora do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia - MG. 

 

Emocionada, Edineia defendeu a importância das lideranças para a conquista de melhorias nas comunidades. “Se não fossem essas pessoas que conheci anos atrás, talvez eu não tivesse hoje um lugar para morar com a minha família. Eu espero que esse trabalho que está sendo feito seja um incentivo para mais gente entrar nessa luta de verdade. É assim que podemos transformar as nossas vidas para melhor”, disse emocionada. 

 

Além da troca de experiências proporcionada pelos encontros virtuais, os participantes ainda poderão assistir a palestras de arquitetos, urbanistas, psicólogos, geólogos, advogados e educadores de diversas instituições e também da Urbel e de outros órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte, nas quais serão abordados temas relacionados ao mapeamento das potencialidades locais, movimentos sociais no Brasil, instituições de participação popular, mediação de conflitos e comunicação não violenta, avanços e desafios da política municipal de habitação, gestão social e administrativa de entidades comunitárias, dentre outros.