Pular para o conteúdo principal

Praça com área de convivência, bancos, grama e plantas.
Foto: Divulgação/PBH

Urbel entrega obra de urbanização no Conjunto Santa Maria

24/05/2018 | 15:28 | atualizado em 24/05/2018 | 16:17
Ao abrir a janela de sua casa, no Conjunto Santa Maria, região Centro-Sul da cidade, Marlei Dias, que vive na comunidade há 36 anos, agora vê uma praça com área de convivência, bancos, árvores, gramado e vários brinquedos para as crianças, além de uma rua toda pavimentada. A obra, conquistada no Orçamento Participativo, foi entregue pela Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). 
 
A felicidade é tanta com a praça novinha em folha, que Marlei já passou a cuidar dela, mesmo antes de sua entrega aos moradores. “Aqui antes era um matagal e as pessoas jogavam de tudo. Vivia com um cheiro horrível. Era lixo, cachorro morto, tudo que você imaginar. Agora temos uma praça linda e quero ver tudo limpinho e a grama verdinha. Estou molhando aqui de dois em dois dias, e no final de semana limpo também. Batalhamos muito para conquistar essa obra e agora precisamos conservar”, ressaltou. 
 
De acordo com a engenheira Rozilayne Aniceto, responsável pela obra, a principal intervenção foi a construção da rede de drenagem ao longo da rua de acesso. “Foram 180 metros de rede de esgoto nova para substituir a que já existia, mas estava obstruída, e instalação de bocas de lobo ao longo da via. A rede de água não estava prevista no escopo, mas detectamos que ela apresentava vazamentos, e fizemos uma nova, em parceria com a Copasa” afirmou. Rozilayne conta ainda que a pavimentação contemplava apenas 120 metros, mas para atender todas as moradias da rua de acesso, foram pavimentados 180 metros. “Além disso, construímos um acesso melhor para os alunos da Umei, com passeio de acessibilidade e grade de proteção, que também não constava no projeto original. Para finalizar, implantamos a praça, com iluminação de LED, de acordo com o projeto aprovado pela Cemig atualmente, área de convivência e brinquedos para as crianças”, explicou.
 
Segundo a chefe da Divisão de Acompanhamento de Empreendimentos da Urbel, Adriana Lemos, o investimento para a realização do empreendimento foi de cerca de R$ 1,5 milhão. Atualmente, existem outras 117 obras conquistadas no Orçamento Participativo em andamento, distribuídas por todas as regiões da cidade.
 
 
24/05/2018. Urbel entrega obra de urbanização no Conjunto Santa Maria. Fotos: PBH/Divulgação

Últimas Notícias

Equipe de Vôlei sem Limites, acompanhada de dois membros da equipe técnica, em quadra poliesportiva. Equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência disputa Campeonato

Campeonato Brasileiro será disputado, em São Paulo, por equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência, com apoio da Prefeitura. 

17/09/2019 | 20:22
Jovem pinta favela em módulos quadrados no chão. PBH contribui com formação de jovens de áreas vulneráveis

Educação, arte e cultura fazem parte da formação de jovens moradores de áreas vulneráveis, por meio do Projovem. 

17/09/2019 | 19:05