Pular para o conteúdo principal

Urbel entrega obra de estabilização de encosta no Aglomerado Santa Lucia
Divulgação/Urbel

Urbel entrega obra de estabilização de encosta no Aglomerado Santa Lucia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu mais uma importante obra de tratamento de encosta com o objetivo de recuperar a estabilidade da área. Dessa vez, o empreendimento foi realizado na área do Parque do Bicão, logo abaixo da Avenida Senhora do Carmo, localizado no Aglomerado Santa Lúcia, região Centro-Sul.

 

As intervenções foram executadas pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte - Urbel, por meio do Programa Vila Viva, sendo 2.377 m2 de solo grampeado, implantação do sistema de drenagem e recuperação ambiental com plantio de mudas de árvores. Além disso, a área onde havia acúmulo de lixo e entulho foi transformada em espaço verde do parque.

 

Para preservar a segurança dos moradores, antes da realização da obra foi necessária a remoção de 50 famílias que estavam em situação de risco. O valor total do empreendimento foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão, sendo metade dos recursos provenientes da Prefeitura de Belo Horizonte e os outros 50% oriundos do Governo Federal.

 

Rozilayne Aniceto, engenheira da Urbel que acompanhou a obra, conta que o empreendimento trouxe benefícios para a comunidade. “Com essas intervenções nós conseguimos preservar o acesso ao beco Apolo XI, estabilizar a encosta abaixo da Avenida Senhora do Carmo, e ainda remover cerca de 50 famílias que estavam em situação de risco, sendo que a maioria foi reassentada em apartamentos no próprio Aglomerado”, explicou.