Pular para o conteúdo principal

Urbel completa 40 anos de trabalho dedicado às famílias de baixa renda
Divulgação/pbh

Urbel completa 40 anos de trabalho dedicado às famílias de baixa renda

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) completa 40 anos de existência, com relevante atuação e conquistas importantes para os moradores das vilas, favelas e áreas de interesse social do município. Para comemorar o aniversário da Empresa, foram realizadas diversas atividades voltadas principalmente para os empregados, partindo da ideia de que eles, assim como as instituições parceiras e as comunidades envolvidas, são protagonistas da história da Urbel ao longo das últimas décadas.

A programação foi iniciada com uma roda de conversa e contação de casos para relembrar pequenas e grandes histórias que, juntas, ajudaram a transformar a cidade e a vida de muitas pessoas nos últimos anos. Os empregados lotaram o auditório da Empresa para ouvir e compartilhar memórias, com a participação do diretor-presidente da Urbel, de antigos profissionais da casa e de importantes lideranças comunitárias.

No dia seguinte, dezenas de trabalhadores visitaram as intervenções do PAC Bacias / Parque Ciliar do Ribeirão Onça, onde está sendo otimizado o sistema de macrodrenagem dos Ribeirões Pampulha e Onça, de forma a garantir níveis adequados de segurança e proteção contra as recorrentes cheias.

As obras estão sendo executadas pela Sudecap, e o trabalho social, que envolve inclusive a remoção de cerca de 1.600 famílias, está sendo feito pela Diretoria Técnica Social da Urbel. Na mesma região, existem obras de revitalização e implantação de áreas de lazer e de erradicação de risco geológico, além do trabalho destinado à regularização de aproximadamente 2.500 domicílios no Novo Aarão Reis.

A programação foi encerrada com um café coletivo para celebrar a data especial. O presidente da Urbel, Claudius Vinicius Leite, destacou a importância que a Empresa tem para as políticas públicas. “Somos referência para municípios, estados e até outros países na condução da política habitacional. Contamos com um corpo técnico engajado, a participação popular, o envolvimento e confiança das pessoas que mais precisam de nós. São diversos atores pensando e atuando para transformar vidas, o que nos enche de orgulho e gratidão”.

Histórico Urbel

O Município de Belo Horizonte apresenta um histórico positivo em termos de política habitacional, que foi concebida em 1993, aprovada em 1994 pelo Conselho Municipal de Habitação. Esta Política foi formulada com ampla participação da representação do movimento popular, íntima vinculação com a política urbana e forte tendência de privilegiar os processos democráticos de gestão urbana, visando garantir o acesso a terra e à moradia digna para os habitantes da cidade.


Dentro das ações praticadas atualmente pela Prefeitura e executadas pela Urbel, destacam-se, as obras de intervenções estruturantes, erradicação do risco geológico, produção de unidades habitacionais para o reassentamento de famílias, além da reformulação e atualização da política municipal de habitação, ampliando alternativas de atendimento às famílias de baixa renda, por meio do Programa de Locação Social - incluindo famílias com trajetória de rua e mulheres vítimas de violência doméstica -, do Programa Compra Compartilhada, da Assessoria Técnica e da regularização fundiária de vilas e favelas.