20 January 2023 -

Foto: PBH/ Divulgação
Urbel apresenta programa a representantes da Prefeitura de Porto Alegre
criado em 20/01/2023 - atualizado em 20/01/2023 | 13:40
Na segunda semana de janeiro, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre, André Machado, visitou a capital mineira para conhecer de perto as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte nas áreas de risco geológico da cidade. Acompanhado da equipe, o secretário foi recebido no auditório da Urbel, onde assistiu a uma apresentação sobre o tema, feita pelo diretor-presidente da Empresa, Claudius Vinicius Leite. A diretora de Área de Risco e Assistência Técnica, Isabel Volponi, e o diretor de Habitação e Regularização, Aderbal de Freitas, auxiliaram na condução dos trabalhos.
Durante a exposição, foi ressaltada a importância do Pear ao longo dos anos para diagnosticar, prevenir, monitorar e minimizar situações de risco geológico e inundação, com o intuito de evitar acidentes graves e preservar vidas, assegurando proteção às famílias. O mapeamento dessas áreas, os desafios inerentes ao Programa - como as novas ocupações - e o trabalho de consolidação de parcerias com as comunidades envolvidas também foram amplamente discutidos, com esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre os participantes.
Os gestores de Porto Alegre ainda aproveitaram a oportunidade para conhecer a sede da Defesa Civil Municipal e visitar o escritório da Urbel destinado ao PAC Três Bacias, na região do Ribeirão Onça, onde foram recebidos pela assessora de Trabalho Técnico-Social da Empresa, Ana Flávia Machado, que passou informações sobre as ações desenvolvidas no local, com destaque para o trabalho de parceria realizado com os moradores. A atividade foi finalizada com a visita do grupo a uma horta comunitária, criada em área remanescente no bairro Novo Aarão Reis.
O secretário André Machado avaliou que o objetivo de sua equipe foi alcançado, já que o foco era conhecer melhor o Pear e entender como a prefeitura de BH tem trabalhado nas áreas de risco, incluindo a recuperação dos locais desocupados. “Gostamos muito do que vimos aqui. Nossa intenção em Porto alegre é trabalhar com ações semelhantes, garantindo a integridade das pessoas e a recuperação dessas áreas. A troca de experiências tem sido fundamental nesse processo e, mais uma vez, viemos buscar inspiração em Belo Horizonte”, concluiu.
Notícias Relacionadas
Prefeitura abre licitação para obras em vias do bairro Beija-Flor na região
01/02/2023 | 15:56
Conselho de Saneamento debate ações de reabilitação da Lagoa da Pampulha
31/01/2023 | 18:39
Zoológico ganha passeios novos e melhorias na acessibilidade
27/01/2023 | 13:57
Vias da região Nordeste receberão novo sistema de drenagem
23/01/2023 | 16:16