Pular para o conteúdo principal

Rua General Osorio, com um declive, sendo pavimentada por máquina. Ao fundo, três pessoas contemplam a pavimentação.
Foto: Divulgação PBH

Urbanização promove acessibilidade aos moradores da rua General Osório

criado em - atualizado em
“Agora vou poder trazer um amigo ou convidar meus parentes para uma festa aqui em casa porque tem onde parar o carro e o acesso ficará fácil e seguro”.  Assim começou a conversa entre o morador Carlos Eduardo Barbosa, 50, e a equipe da Prefeitura, durante visita técnica do coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto, às obras de abertura da rua General Osório, no bairro Alto Vera Cruz, Região Leste de BH.
 

O engenheiro Alexandre Dayrell C. Dutra, coordenador Urbanístico Ambiental da Diretoria de Obras da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), explica que a primeira etapa da obra já está concluída. “O empreendimento, conquistado pela população através do Orçamento Participativo, prevê a abertura de via de pedestre na rua General Osório, entre ruas Fernão Dias e Desembargador Saraiva, já concluída, assim como a construção de 16 unidades habitacionais. Estamos agora realizando a segunda etapa que é a abertura de via veicular, entre as ruas Itaipu e Itamar, atualmente em obras”, informa.

 

Segundo Alexandre Dayrell, a abertura de uma rua, principalmente como a General Osório, que tem trechos íngremes, não é uma obra simples. “É necessário fazer várias intervenções antes da execução do projeto. A Prefeitura precisou retirar todo o lixo e entulho acumulados no local. Depois iniciamos o processo de desapropriação, remoção, indenizações, construção de novas unidades habitacionais e o reassentamento das famílias removidas do trecho de obra”, esclarece.

 

Para dar início às obras, foram removidas 22 famílias, das quais 13 foram reassentadas em unidades habitacionais, construídas pela Prefeitura, e nove foram indenizadas.

 

Com previsão de conclusão em julho deste ano, a abertura da rua General Osório conta também com toda a estrutura de saneamento básico. Foram construídas redes de água e esgoto, drenagem pluvial, contenções de encostas, passeio, guia de calçada e rede de iluminação pública.

 

As obras já estão mudando a realidade dos moradores e comerciantes da região. Para Walter Ferreira, 45, morador do trecho onde está sendo feita a obra de urbanização e revitalização, a abertura da rua General Osório traz benefício conquista de todos. “É uma grande conquista e já está beneficiando todo mundo trazendo conforto e comodidade, principalmente, para os idosos que vão ao Centro de Saúde. Antes, todo mundo tinha que dar uma volta muito grande, subir e descer morro, para ter acesso à rua Itamar” relata.

 

Para o vendedor Jair Damasceno, 25, um dos maiores benefícios, com a abertura da rua, é a acessibilidade com segurança. “Nem colocou o asfalto todo e eu já estou muito feliz, porque facilitou até o trabalho da coleta de lixo, e a gente se sente mais seguro”, comemora. 

 

Só nesta última etapa, segundo o engenheiro Alexandre Dayrell, a Prefeitura de Belo Horizonte está investindo R$ 1.236.784,48, num total de mais de cinco milhões de reais, incluindo as remoções, demolições, indenizações e construções das unidades habitacionais.

 

 

20/03/2019. Rua General Osório no Bairro Alto Vera Cruz. Foto: Divulgação/PBH