Pular para o conteúdo principal

Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes ganham novas caçambas
Foto: SLU

Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes ganham novas caçambas

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) está instalando novas caçambas nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV). A troca das caçambas começou em abril deste ano e é feita gradativamente. No total, são 244 novas caçambas adquiridas ao custo de R$ 3.591.165,68, com recursos do Programa Avançar Brasil, do Governo Federal. 

Cada caçamba tem capacidade para receber 7m³ de resíduos. Até o momento, já foram trocadas as caçambas das URPVs das regiões Noroeste, Leste, Oeste, Barreiro e Venda Nova. Na região Norte, 60% das URPVs já ganharam os novos equipamentos.  A previsão é que, até no final de julho deste ano, todas as trocas sejam concluídas, contemplando as URPVs que faltam na região Norte e as demais nas regiões Centro-Sul, Nordeste e Pampulha. 

“São caçambas novas, especialmente dimensionadas para o caminhão-guindaste que faz o recolhimento dos equipamentos. É um investimento na melhoria das URPVs e na prestação de serviços ao cidadão”, explica a gerente de Acompanhamento e Controle de Serviços de Limpeza Urbana, Alessandra de Fátima Goulart de Oliveira, que também ressalta que as novas caçambas vão representar economia para a SLU, que não irá mais alugar os equipamentos. 

As URPVs da SLU recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia. 

Atualmente, Belo Horizonte conta com 34 URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das URPVs estão disponíveis no Portal da PBH.