Pular para o conteúdo principal

Últimos ingressos: Fórum Internacional de Gastronomia ocorre nos dias 30 e 31
Arte/PBH

Últimos ingressos: Fórum Internacional de Gastronomia ocorre nos dias 30 e 31

criado em - atualizado em

 

Estão disponíveis os últimos ingressos para o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG), programação de destaque que integra a 1ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte. A agenda, intensa e divertida, acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no Grande Teatro e no Teatro de Bolso do Sesc Palladium. A participação nas diversas atividades do FIG pode ser garantida através da plataforma digital Sympla.

O Fórum Internacional de Gastronomia é um evento voltado para os profissionais e entusiastas do setor. Além disso, a agenda será um momento para celebrar a alimentação, a gastronomia e a culinária, importantes ativos de Belo Horizonte, e explorar as últimas tendências e avanços do segmento, com o compartilhamento de boas práticas, experiências e relatos que perpassam por temas atuais e relevantes. Com especialistas brasileiros e de cinco países ibero-americanos, a programação conta com uma série de ações para troca de experiências, atividades gastronômicas, mesas redondas, visitas técnicas e demonstrações de como a tecnologia está remodelando a gastronomia mundial.

O Fórum contará com diversos palestrantes renomados, entre eles estão: Janaína Rueda, chef de cozinha e sócia da Casa do Porco, em São Paulo, eleita como a melhor chef da América Latina na lista World’s 50 Best de 2023; Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela revista britânica Restaurant; Rodrigo Oliveira, chef e proprietário dos restaurantes Mocotó e Balaio IMS e jurado da décima temporada do programa ‘Masterchef’; Léo Paixão, importante figura da gastronomia de Belo Horizonte e jurado do programa Mestre do Sabor da Rede Globo; David Mora, coordenador do mestrado  de Turismo Gastronômico do Basque Culinary Center e um dos profissionais mais influentes do enoturismo na Espanha; David Hertz; chef e empreendedor social, co-fundador da Gastromotiva, ONG que capacita jovens de famílias de baixa renda, imigrantes e mulheres em situação de vulnerabilidade; Edson Leite, fundador do projeto ‘Gastronomia Periférica’, negócio de impacto que promove a transformação social e cultural de jovens e adultos através da gastronomia e Tássia Magalhães, eleita a chef do ano de 2022 pelo prêmio ‘Prazeres da Mesa’.

“A Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte vem desde o 16 de outubro apresentando diversas atividades pensando na valorização da capital mineira como um polo turístico gastronômico. E fechando toda essa programação, acontece nos dias 30 e 31 de outubro o Fórum Internacional de Gastronomia, agenda que vai apresentar as últimas tendências da culinária nacional e internacional, e que é gratuita e aberta ao público. Convido todos os entusiastas do setor a presenciarem esse marco para a gastronomia da nossa cidade”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

A agenda irá propor debates sobre importantes temas da gastronomia mundial como Protagonismo Feminino, Valorização de Produtos Locais, Gastronomia Social, Eventos e Festivais Gastronômicos, Inserção Profissional, Gastronomia Mineira, entre outros tópicos. O Fórum Internacional de Gastronomia será uma oportunidade de explorar as últimas tendências e avanços do mercado gastronômico, além do compartilhamento de boas práticas, experiências e relatos que abordam temas atuais e relevantes para esse setor de tantas transversalidades.

Toda programação do Fórum Internacional de Gastronomia pode ser conferida no Portal Belo Horizonte. Na entrada do evento haverá um estande de credenciamento da Belotur, com a possibilidade da retirada de ingressos remanescentes para os interessados 30 minutos antes do início das programações. 

Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte

A 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega para consolidar a capital mineira como um polo turístico gastronômico, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista da designação como Cidade Criativa da Gastronomia. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com parceria institucional do Sebrae-MG, Prepara Gastronomia, Check-In Minas Turismo e CDL-BH; apoio cultural e educacional do Sesc e do Senac em Minas; parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove, SENAC e Una; apoio da Frente da Gastronomia Mineira e Abrasel e hotel parceiro  Novotel.