Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prefeitura de BH, durante o dia.
Foto: Stênio Lima/PBH

Último encontro da 5ª Conferência Municipal de Cultura será no sábado, dia 30/3

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no próximo sábado, dia 30, o último encontro da segunda etapa da 5ª edição a Conferência Municipal de Cultura. A plenária será realizada no Auditório JK, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1212, Centro), para debater, a partir das 13 horas, o tema “Fomento e economia da cultura”. Neste eixo, serão discutidas estratégias de participação, atuação em conselhos, comissões locais, legislações e alterações legais, conferências, fortalecimento institucional e de recursos humanos do órgão gestor.

 

Para o diretor de Políticas Culturais e Participação Social da Secretaria Municipal de Cultura, João Pontes, a conferência é um momento importante de atualização do planejamento das políticas públicas no setor. “A cidade vive um momento de efervescência cultural importante, que vem na contramão do que o Brasil inteiro tem assistido. Belo Horizonte criou a Secretaria Municipal de Cultura, ampliou seu orçamento e criou novos programas e projetos para a cultura. Este processo rico tem que contar com a participação da sociedade, e a Conferência Municipal de Cultura vem atualizar nossos desafios culturais a partir do Plano Municipal de Cultura, que é um instrumento de planejamento para um período de 10 anos”, salienta Pontes.

 

No último sábado, dia 23, foi realizado o primeiro encontro da segunda etapa da Conferência, quando foi realizada a plenária do eixo “Participação e institucionalização de políticas culturais”. Discutiu-se o sistema municipal de financiamento da cultura: estratégias de fomento, de financiamento de ações e projetos culturais, bem como estratégias para desenvolvimento dos aspectos econômicos e profissionais da Cultura. No mesmo dia, também foram realizadas a finalização e a votação dos textos de metas do eixo “Patrimônio e Memória”, iniciados na primeira etapa da conferência, em 2018.

 

 

Programação  

13h00 às 13h30 - Credenciamento e novas Inscrições

13h30 às 14h00 - Explanação sobre a sistemática e o tema discutido

14h10 às 16h00 - Primeira parte da Votação

16h00 às 16h20 - Intervalo

16h20 às 17h30 - Segunda parte da Votação

17h30 às 18h30 - Votação destaques

 

18h30 às 19h30 - Votação de moções da conferência

 

 

5ª Conferência Municipal de Cultura 

Dia 30 de março de 2019

Local: Auditório JK (PBH) – Avenida Afonso Pena, 1212 – Centro

Eixo Fomento e Economia da Cultura