Pular para o conteúdo principal

Últimas semanas de inscrições para o Concurso Nacional de Literatura
Foto: Ricardo Laf/Divulgação

Últimas semanas de inscrições para o Concurso Nacional de Literatura

criado em - atualizado em

O prazo para as inscrições do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2022 está chegando ao fim. Os interessados têm até o dia 20 de junho para entregarem suas propostas literárias na sede da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia, 888, 12º andar, Centro), de segunda a sexta-feira – exceto em feriados e pontos facultativos –, de 10h às 12h e de 14h às 17h. Também serão aceitos envelopes postados nos Correios até a data limite para inscrição.

 

O Prêmio Cidade de Belo Horizonte é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com premiação de obras inéditas em língua portuguesa e o objetivo de valorizar e fomentar a produção literária nacional. O edital do concurso está disponível para consulta na íntegra no Portal da PBH.

 

O Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2022 irá contemplar obras nas categorias dramaturgia e romance. A vencedora em cada categoria receberá o prêmio de R$ 25 mil. Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas, além de estrangeiros residentes no país. Os autores menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita dos pais ou responsáveis legais. As obras devem ser escritas em língua portuguesa e serem inéditas, ou seja, não podem ter sido objeto de qualquer tipo de apresentação, divulgação, menção, veiculação ou publicação, parcial ou integral, incluindo sites, blogs e redes sociais, antes da entrega dos envelopes do concurso até a divulgação do resultado e premiação dos vencedores.

 

A avaliação das obras inscritas será feita em etapas. Primeiramente, é realizada uma análise dos documentos exigidos pelo edital, habilitando ou não as obras para o julgamento. Na sequência, um júri composto por três especialistas em cada uma das categorias, convidados pela Fundação Municipal de Cultura, irá avaliar e julgar as que passaram para a fase seguinte, elegendo os vencedores. O resultado final do concurso será divulgado no Diário Oficial do Município - DOM e no Portal da PBH.

 

Concurso mais antigo do país

 

Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o prêmio revela novos escritores e obras, dando visibilidade à produção literária. Autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luís Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, entre outros, integram a galeria de vencedores do concurso. As categorias premiadas são alternadas a cada ano entre Conto e Poesia e Dramaturgia e Romance.