Pular para o conteúdo principal

Trilhas gratuitas apresentam a biodiversidade de parques municipais
Suziane Brugnara/PBH

Trilhas gratuitas apresentam a biodiversidade de parques municipais

criado em - atualizado em

Apresentar a riqueza ambiental dos parques municipais com o olhar voltado para a preservação desses recursos e para a importância de uma ocupação sustentável. Essas são algumas das propostas das trilhas guiadas, oferecidas gratuitamente pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), durante todo o ano, em diferentes áreas verdes da cidade. Para participar, é necessária a inscrição prévia pelo e-mail:  educaparques@pbh.gov.br

Durante os percursos, que duram em média 1h, os participantes conhecem um pouco mais da história desses parques, as espécies da fauna e da flora presentes, características específicas e ações de preservação, além de poderem fazer belos registros fotográficos. As trilhas ocorrem dentro das matas e são guiadas por integrantes da equipe de Educação Ambiental da FPMZB com grupos que podem variar de 5 a 25 participantes. 

“Essas atividades visam estimular a ocupação sustentável dos nossos parques, além de potencializar o conhecimento sobre a diversidade dessas áreas e sua importância para toda a cidade. Somos todos responsáveis e assim devemos agir na preservação e cuidados com os recursos naturais. Além disso, trata-se de um passeio muito agradável para fazer com a família e com os amigos. Convido todos a participar dessa atividade e aproveitar toda a riqueza das nossas áreas verdes”, destaca o presidente da FPMZB, Gelson Leite. 

Próximas trilhas

No próximo sábado (17), a atividade será no Parque Ursulina de Andrade Mello, na região da Pampulha, com saídas às 9h e 9h20. No trajeto, que conta com alguns trechos em subida, o público irá passar por nascentes, jardim de plantas medicinais, área de plantio de mudas, além de alguns pontos que estão sendo recuperados após sofrerem perdas significativas com algumas queimadas. Já no dia 22, data em que se comemora o “Dia Internacional da Biodiversidade”, o destino é o Parque Aggeo Pio Sobrinho, na região Oeste. As saídas serão às 10h30 e 15h30. A atividade contará também com exposição sobre a biodiversidade existente nos parques da cidade. O local conta com exuberantes jardins ornamentais, que se destacam por trepadeiras de jade, além de cursos d'água. 

A atividade é indicada para toda a família, porém, a participação de crianças (indicação acima de 6 anos) é permitida somente com um responsável. Para aproveitar melhor o percurso com segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados e recomenda-se a utilização de roupas confortáveis, de protetor solar, de repelentes, de chapéu ou boné e levar uma garrafinha de água. É importante reforçar que as trilhas contam com trechos em leve subida, não sendo indicado para pessoas com mobilidade reduzida. No caso de alterações bruscas do tempo, que possam impedir o trajeto com segurança, a atividade pode ser cancelada. Quem quiser saber mais sobre as trilhas pelos parques de BH, é só acessar a página no Portal da PBH

Serviço

Parque Ursulina de Andrade Mello
Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 - Castelo
Funcionamento diariamente das 7h às 18h

Parque Aggeo Pio Sobrinho
Av. Prof. Mário Werneck, 2.691 - Buritis
Funcionamento de terça a domingo, das 7h às 18h