Pular para o conteúdo principal

Tradição e diversão marcam as Festas Juninas em espaços culturais da Prefeitura
Foto: Ricardo Laf

Tradição e diversão marcam as Festas Juninas em espaços culturais da Prefeitura

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove nas próximas semanas uma série de festejos juninos nos Centros Culturais Municipais e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. Organizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, os eventos contarão com apresentações de quadrilhas, shows musicais e brincadeiras, além de barraquinhas com a comercialização de comidas típicas. O objetivo é valorizar as artes, a cultura e o patrimônio imaterial na cidade, garantindo o amplo acesso da população aos bens e serviços artístico-culturais. Todos os festejos têm entrada gratuita. Acesse a programação completa.

 

Já nesta sexta-feira (30), a festa acontece no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Região Centro-sul. O “Arraial do Mercadinho” terá início às 14h e contará com shows do grupo Sons da Lagoinha e da dupla Henrique Octávio e Eduardo, cujo trabalho resgata origens da música sertaneja e protagoniza a viola caipira. Também haverá apresentação de quadrilha, aberta ao público. O evento é realizado em parceria com a Academia da Cidade São Cristóvão e com o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - CRESAN Mercado da Lagoinha.

 

No Centro Cultural Zilah Spósito, região Norte, a festa acontece durante três dias seguidos. De 7 a 9 de julho, sempre das 14h às 22h, será possível curtir apresentações musicais e de quadrilha junina, além de barraquinhas com comidas típicas.

 

No sábado, dia 8 de julho, a partir das 13h, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado realiza o “Arraial do Lagoa” que neste ano terá como atração o músico e cantador Rubinho do Vale. O evento terá a participação especial da Escola Municipal Lídia Angélica, com a Festa da Colheita e da Fartura, além de barraquinhas com comidas típicas, brincadeiras populares e uma série de apresentações musicais, com destaque para os violeiros e sanfoneiros do projeto “Arraiá do Rubinho do Vale”. Outras atrações são a apresentação da tradicional quadrilha “Feijão Queimado”, do Trio Forró Cabuloso e da “Banda Show”, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. O evento é realizado em parceria com Associação Cultural e Artística Ouro Negro, com apoio do Circuito Municipal de Cultura, Instituto Odeon e Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

 

No mesmo dia 8 de julho, das 16h às 21h, acontece o Arraiá do Centro Cultural Bairro das Indústrias, região Barreiro. Realizado pelo Centro Cultural com apoio da comunidade local, a festa será repleta de comidas típicas, brincadeiras e sorteios, integrando também a programação do Circuito Municipal de Cultura. A grande atração da noite é a Quadrilha “Forró de Minas”, que há 24 anos se dedica a consolidar a tradição junina como fator de desenvolvimento econômico e sociocultural para os jovens carentes da região do bairro Jardim América. Além do arrasta-pé principal, haverá apresentações das Quadrilhas Infantil e Grupo Alegria de Viver. O show de encerramento, realizado por meio do projeto Territórios Criativos com apoio da Associação Cultural e Artística Ouro Negro, fica por conta do projeto “Noite no Sertão”, que reúne sanfoneiros, cantores, violeiros e outros músicos que celebram a música caipira, como o violeiro Geraldo Magela Pereira, o Jacarandá

 

No dia 15 de julho, o Centro Cultural Jardim Guanabara, Região Norte, promove o 10º Arraiá Pela Paz. Integrando o Circuito Municipal de Cultura, o evento acontece das 17h às 20h e além das tradicionais barraquinhas com comidas típicas terá apresentação especial da Quadrilha “Fogo na Perna”, que neste ano preparou uma homenagem ao famoso filme “Lisbela e o Prisioneiro”, a partir de uma ambientação interiorana caracterizada pela história de amor entre um malandro aventureiro e uma mocinha sonhadora. Ao final da apresentação, a quadrilha convida o público para uma grande aula, ensinando alguns dos principais passos da dança. Realizada em parceria com a comunidade local, a festa terá brincadeiras e comidas típicas gratuitas para o público, com retirada dos cupons com antecedência no Centro Cultural.

 

No dia 23 de julho, das 14h às 21h, a festa acontece na Região da Pampulha. O “Arraiá do Centro Cultural Pampulha (CCP) - O Som Das Quadras – Relembrando as Barraquinhas” busca dar continuidade à cultura dos bailes dos anos 80/90, relembrando as “barraquinhas”, ao som do freestyle, soul e hip-hop, com apresentações dos DJ’s “A Coisa” e “Evandro MC”. O grupo de dança “Enigma Dance” completa a festa. Será um momento de integração dos bailes de quadra com o Arraiá do CCP. As comidas típicas ficarão por conta da Mostra Economia Solidária.

 

Serviço

Festejos Juninos – Centros Culturais Municipais e Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

Entrada Gratuita

Informações e programação completa: Portal Belo Horizonte.

 

Dia 30 de junho, das 14h às 18h

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (Av. Antônio Carlos, 821 – Mercado da Lagoinha)

 

Dias 7, 8 e 9 de julho, das 14h às 22h

Centro Cultural Zilah Spósito (Rua Carnaúba, 286, Conjunto Zilah Spósito – Jaqueline)

 

Dia 8 de julho, das 13h às 22h30

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 Itapoã)

 

Dia 8 de julho, das 16h às 21h

Centro Cultural Bairro das Indústrias (Rua dos Industriários, 289 - Indústrias I)

 

Dia 15 de julho, das 17h às 20h

Centro Cultural Jardim Guanabara (Rua João Álvares Cabral, 277, Jardim Guanabara)

 

Dia 23 de julho, das 14h às 21h

Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca)