Pular para o conteúdo principal

Premiação
Divulgação/PBH

Trabalho sobre hanseníase em Belo Horizonte é premiado pelo Ministério da Saúde

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte foi premiada pelo Ministério da Saúde pela iniciativa “Formação da Equipe Multidisciplinar na Abordagem da Pessoa com Hanseníase" - classificada entre as mais bem avaliadas no Edital de Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase, do governo federal.

 

A iniciativa da PBH consiste na capacitação de cerca de 130 profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) para o diagnóstico da hanseníase, atendimento, avaliação neurológica simplificada e prevenção das incapacidades físicas das pessoas com a doença. Além de divulgar o Guia de Atuação do Farmacêutico no Cuidado à Pessoa com hanseníase.

 

Realizado em parceria com os hospitais das Clínicas e Eduardo de Menezes e a Faculdade Fumec, o projeto aprimorou o conhecimento em hanseníase dos profissionais da Atenção Primária à Saúde e concorreu com outras 47 ações realizadas em todo o país e foi a única de Minas Gerais. A premiação foi entregue pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília (DF), na quinta-feira (26).

 

“Os profissionais treinados são uma força de trabalho e de divulgação sobre a doença que potencializou o atendimento às pessoas em tratamento, além de ajudar na suspeição e captação dos sintomáticos dermatológicos. Os profissionais apoiaram diversas ações de promoção à saúde, principalmente as realizadas em janeiro, mês alusivo à busca de casos e combate à doença. Outro ganho relativo à ação foi a oportunidade de ofertar a avaliação neurológica simplificada e prevenção de incapacidades físicas no território de residência do paciente, aumentando a avaliação dos casos suspeitos e minimizando possíveis pioras nas incapacidades físicas dos casos em tratamento”, explicou a coordenadora dos Programas de Controle da Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Veiga.

 

Ainda de acordo com Juliana, também houve ampliação na oferta de consultas dos farmacêuticos para os casos em tratamento, fato que favorece a adesão e amplia suspeição de possíveis reações hansênicas ou medicamentosas.

 

O Edital de Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase foi lançado em maio de 2022 pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGDE/DCCI/SVS). A intenção foi cartografar iniciativas de sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à hanseníase.