Pular para o conteúdo principal

Trabalho do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana é retomado pela Prefeitura
Foto: Divulgação/PBH

Trabalho do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana é retomado pela Prefeitura

criado em - atualizado em

A prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta quarta-feira (25), a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, o Comurb. O encontro marcou a reativação dos trabalhos do Conselho, agora presidido pelo superintendente de mobilidade do município, André Dantas. Foram debatidos, dentre outros temas, a educação para o bom uso de ciclovias, as intervenções que podem ser feitas para reduzir os conflitos entre pedestres e veículos. Também foi apresentado o projeto de revitalização da avenida Afonso Pena. O Conselho definiu que as reuniões ordinárias vão ocorrer a cada dois meses, podendo ser presenciais ou virtuais.  

Em relação às melhorias na avenida Afonso Pena, os integrantes puderam conhecer mais detalhes do projeto, como a implantação de faixas exclusivas e preferenciais para ônibus, implantação de ciclovia junto ao eixo central da avenida e melhoria da acessibilidade e das condições de segurança da via e calçadas. O projeto apresentado já agrega algumas mudanças sugeridas nas reuniões do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (CDPCM-BH) e outras sugestões estão sendo avaliadas. 

Para o superintendente de mobilidade, André Dantas, “essa é uma primeira reunião para colocar a casa em ordem, verificar como foram definidos os indicadores da mobilidade urbana, realizar discussões e seguir rumo a uma nova realidade". 

A reunião contou com a presença da presidente da BHTrans, Júlia Gallo; do secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Cesar Pereira; do comandante da Guarda Municipal, Júlio César de Freitas; de vereadores e representantes de diversas secretarias da PBH e setores da sociedade civil. 

Comurb

O Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo. Entre as atribuições está a definição de indicadores de desempenho para o monitoramento e a avaliação do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, o PlanMob-BH. Além disso, o Comurb avalia os investimentos em mobilidade, e emite parecer sobre as propostas de alterações no mapa de classificação de calçadas, no mapa da rede cicloviária e da rede estruturante de transporte coletivo.