Pular para o conteúdo principal

Prateleira com computadores recondicionados e a serem recondicionados.
Foto: Divulgação PBH

Trabalho de recondicionamento de computadores ganha reconhecimento internacional

02/04/2019 | 18:38 | atualizado em 09/04/2019 | 09:04
O trabalhado desenvolvido pela Prodabel no Centro de Recondicionamento de Computadores ganhou destaque internacional no mês de março. A organização internacional Ellen MacArthur Foudation, que atua no reconhecimento de ações que contribuam para o crescimento da economia circular, desenvolveu um artigo sobre o tema.
 

Vale ressaltar que o trabalho do Centro de Recondicionamento de Computadores foi o único selecionado no estado. A fundação destacou no texto o impacto do recondicionamento de computadores na vida da população de Belo Horizonte. Este trabalho consiste no reaproveitamento de equipamentos obsoletos, mas que, em vez de irem para o lixo, se transformam em oportunidade para pessoas que realmente precisam.

 

Em média, a cada três computadores doados é possível fazer uma nova máquina. Esta, por sua vez, é repassada para Telecentros da capital, entidades, organizações não-governamentais, hospitais, entre outros. Até mesmo trabalhos desenvolvidos no interior de Minas e em outros estados, como Espírito Santo e Rio de Janeiro, já foram beneficiados. “Atualmente, além de Belo Horizonte, temos atendido demandas de prefeituras do Norte de Minas. Mandamos computadores para escolas e algumas organizações sem fins lucrativos. É importante levar esta oportunidade de inclusão digital a quem precisa”, afirmou Wellington Cardoso, superintendente de Inclusão Digital da Prodabel.

 

Desde a sua criação, em 2008, mais de nove mil máquinas já foram restauradas e, nos últimos anos, o projeto ganhou força, inclusive quebrando recordes. Somente no ano passado o projeto atingiu a marca de 1,3 mil computadores recondicionados, maior registro da história. Um dos fatores que levaram a este crescimento foi a ampliação do trabalho de coleta, com a aquisição de um veículo para fazer este trabalho. Para que isto acontecesse, foi firmado um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

Para aumentar o número de computadores recondicionados, a Diretoria de Inclusão Digital trabalha na ampliação dos pontos de coleta e no treinamento e contratação de pessoas, que vão atuar na montagem dos equipamentos. Quem quiser doar computadores, notebooks, impressoras e monitores de LED/LCD e periféricos deve entrar em contato com CRC, pelo telefone 3277-6033 ou pelo e-mail crc.bhdigital@pbh.gov.br.

 

A fundação

A Ellen MacArthur Foundation foi criada em 2010 e tem como objetivo destacar trabalhos ao redor do mundo e acelerar a transição rumo a uma economia circular, que, por sua vez, consiste na manutenção de produtos e materiais em ciclos de uso, a regeneração de sistemas naturais e a diminuição de resíduos e da poluição. A fundação possui uma atuação expressiva junto a governos e empresas, inclusive multinacionais.

 

 

02/04/2019. Trabalho de recondicionamento de computadores, realizado pela Prodabel, ganha reconhecimento internacional. Fotos: Divulgação/PBH

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Fachada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, durante o dia. PBH seleciona Organização da Sociedade Civil para ações do Circuito de Cultura

Para realizar ações do Circuito Municipal de Cultura, Prefeitura publica edital de seleção de Organização da Sociedade Civil.

16/07/2019 | 20:01
Atlético x Cruzeiro no dia 17/7, às 19h15. Jogo Atlético x Cruzeiro tem operação de transporte no Independência no dia 17/7

A linha especial 9033 começa a operar às 17h, com intervalo de 20 minutos entre as viagens ou de acordo com a demanda de passageiros.

16/07/2019 | 18:36