2 Maio 2018 -
A Prefeitura de Belo Horizonte contratou novos monitores e professores para ministrar os cursos de capacitação na Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Graças a um convênio com Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), o trabalho será ampliado e a grande beneficiada será a população de Belo Horizonte, que terá à disposição novas oportunidades de aprendizado.
Ao todo 14 profissionais, sendo nove monitores e cinco professores, assumirão as vagas. Os monitores irão atuar no recondicionamento de computadores e os professores dentro da sala de aula com pessoas de todas as faixas etárias. O objetivo da parceria é capacitar quase 800 pessoas e recondicionar 2,1 mil máquinas. O contrato terá a duração de 17 meses.
É o caso da estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Adriana Soares Silva, de 28 anos. Ela assumirá uma das vagas como professora e afirma que está ansiosa com a oportunidade. “Minha expectativa é enorme. Gosto muito da área de inclusão digital, já trabalhei em um telecentro da capital e percebo que nossa missão não é só ensinar, mas também ampliar a visão do aluno sobre a vida e o mercado de trabalho. Tenho certeza que nesta função poderei ajudar muitas pessoas”, disse.
Para o superintendente de inclusão digital da Prodabel, Wellington Cardoso, a iniciativa é importante porque “abre portas” para milhares de pessoas de todas as idades. “Levaremos o conhecimento em tecnologia da Informação para as pessoas que mais precisam e que buscam se qualificar para concorrerem em condições de igualdade às oportunidades de primeiro emprego ou a uma melhor recolocação de trabalho. Além disso, serão recondicionados mais de dois mil computadores que, posteriormente, serão doados para instituições parceiras e que trabalham com inclusão digital", afirmou.
Ipiranga
A unidade Ipiranga, da Prodabel, oferece cursos para pessoas a partir dos seis anos de idade. Crianças, jovens, adultos e até mesmo os que estão na “melhor idade” podem encontrar uma oportunidade de aprendizado e até mesmo uma profissão. As atividades são totalmente gratuitas e a abertura de novas turmas depende da demanda. O telefone para outras informações é o 3277-6064.