Pular para o conteúdo principal

Três funcionários da slu realizando a limpeza de terreno na Vila Pinho
Foto: Divulgação/PBH

Terreno na Vila Pinho é revitalizado

12/01/2018 | 16:43 | atualizado em 05/02/2018 | 15:30

Bancos e jardineiras passaram a ocupar uma área na qual havia uma ‘montanha’ de entulho. O terreno, na rua Otaviano de Carvalho, atrás do Centro de Saúde da Vila Pinho, na região do Barreiro, era alvo de discórdia entre os moradores da região. Quem era obrigado a conviver de perto com a sujeira e o mau cheiro não aguentava mais ver os vizinhos jogando lixo, móveis velhos e restos de obras no local. 

Difícil entender como um lugar com coleta de lixo domiciliar três vezes por semana e remoção periódica de cerca de dez toneladas de entulho estava sempre sujo. “Essa situação é antiga. A Prefeitura limpava toda semana e toda semana eles jogavam lixo de novo”, lembra Arturo Cardoso, que mora a poucos metros do local. Ele torce para que o terreno permaneça limpo, tal como ocorreu perto da creche do bairro. “Lá, a revitalização funcionou. Esperamos que aqui também a população contribua para manter a limpeza e não jogue lixo por cima da cerca”, completa.

Com o objetivo de quebrar o ciclo constante de deposições após as limpezas, o trabalho de revitalização realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da equipe de infraestrutura urbana da Coordenadoria de Atendimento Regional – Barreiro, incluiu, além da remoção do lixo e do entulho, a colocação de um novo cercamento, plantio de mudas de árvores, paisagismo e instalação de bancos.

A equipe de mobilização social da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) fez uma campanha educativa com os moradores do entorno, reiterando a importância de dar destinação correta ao lixo e os dias e horários em que a coleta domiciliar é feita no trecho. Uma placa identificando o local como Ponto Limpo e informando sobre a possibilidade de multa em caso de flagrante foi instalada no local após três dias de trabalho. Foram necessárias cinco viagens de caminhão para remover todo o material depositado clandestinamente no local. 

O Ponto Limpo tem como objetivo eliminar pontos de deposição clandestina de lixo e entulho na cidade, evitando o aparecimento de insetos, roedores e as consequentes doenças, além de melhorar o aspecto do local, proporcionando mais qualidade de vida para os moradores do entorno. A deposição clandestina de lixo e entulho é crime ambiental sujeito a multa. A prática pode ser denunciada por meio do telefone 156 ou do Portal de Serviços da Prefeitura, no site www.pbh.gov.br.

 

12/01/2018. Bota-fora vira Ponto Limpo na Vila Pinho. Fotos: Divulgação/PBH

Últimas Notícias

No primeiro plano, de costas, um baterista toca. À sua frente, público assiste ao show na Praça da Savassi Apresentação musical e recreações infantis agitam BH é da Gente deste domingo

O programa é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

19/07/2018 | 19:10
Foto de balcão de informação azul no aeroporto de Confins. Há uma turista fazendo sua consulta. Belotur inicia pesquisa para identificar perfil do turista que visita a cidade

Pesquisa de demanda turística será aplicada nos meses de julho, setembro e novembro de 2018, nos principais portões de entrada da cidade

19/07/2018 | 18:50