Pular para o conteúdo principal

Terça da Dança inicia projeto de pesquisa em parceria com a UFMG
Foto: Ricardo Laf

Terça da Dança inicia projeto de pesquisa em parceria com a UFMG

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza o primeiro encontro do projeto “Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos”, uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, que prevê apresentações de pesquisas em dança realizadas por artistas, pesquisadores e acadêmicos. O projeto integra o Terça da Dança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH), que oferece uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O evento acontece na próxima terça-feira (6), às 19h, no Teatro Marília. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site da Sympla ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

“Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos” acontecerá em uma terça-feira por mês, até o final do ano. No encontro do mês de junho, Raquel Pires, pesquisadora da UFMG, vai compartilhar sua experiência relacionada ao processo de pesquisa e modos de pesquisa em artes. Raquel é doutora pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Dança Educação pela Universidade de Nova York. Também participam desta primeira edição outros 7 profissionais do campo da dança: Ana Virgínia Guimarães, André Sousa, Flavi Lopes, Lívia Espírito Santo, Lourenço M. Marques, Rodrigo Antero e Samuel Carvalho. Trata-se de uma grande mostra em que a abertura do evento terá também o objetivo de afirmar, reconhecer e valorizar a diversidade e a pluralidade nas maneiras de se compreender e fazer pesquisas no campo da dança.

 

Para a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Paula Senna, envolver pesquisadores nas atividades do CRDançaBH é uma forma de aprofundar e qualificar ainda mais o trabalho desse importante Centro de Referência. “Sabendo da excelência que a UFMG tem na área e a experiência dos participantes, acreditamos que o projeto possa servir como ferramenta de fomento para o surgimento de novas pesquisas e novos pesquisadores. Uma parceria fundamental para a ampliação do interesse e desenvolvimento da dança em BH”, afirmou Paula.

 

Ao longo do ano, serão realizadas seis apresentações, dedicadas ao compartilhamento de pesquisas na área da Dança em diferentes formatos, como vídeo, poema, canto, texto ou workshop. O projeto “Pesquisas em Dança em Diferentes Contextos” busca despertar o interesse e a curiosidade dos amantes e profissionais da dança e da audiência em pesquisas no campo das Artes em contextos variados, promovendo apreciação, problematização e discussão do movimento de pesquisas em dança na cidade. É também objetivo deste Projeto, trazer a pesquisa acadêmica para o público em geral, aproximando, assim, a Universidade da população da cidade. A cada mês, serão convidados dois profissionais que atuam na área da dança, para compartilhar pesquisas e ideias. Todas as apresentações serão seguidas de uma roda de conversa, mediada por um profissional da área.

 

Serviço

Terça da Dança | Projeto “Pesquisas em Dança em diferentes contextos”
Duração: 90min.

Classificação: Livre

Dia 6 de junho, terça, às 19h


Ingressos gratuitos: site da Sympla e bilheteria do teatro, a partir de 2 horas de antecedência.

Local: Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)