17 Abril 2023 -
O projeto Terça da Dança recebe amanhã, no dia 18 de abril, às 19h, a décima terceira edição da Jornada de Dança da Bahia, que traz a Belo Horizonte o espetáculo "A Arte de Isadora Duncan". Os ingressos dos espetáculos são gratuitos e podem ser adquiridos no site da Sympla ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
O espetáculo apresenta o trabalho da artista Isadora Ducan, que revolucionou a dança do século XX, dando-lhe o caráter místico. A proposta desenvolvida pela dançarina é que a dança seja mais do que um exercício de ginástica, um divertimento, um desafogo emocional ou mesmo um espetáculo artístico. A ideia é que a dança seja uma revelação mística do sentido da vida e da senda da alma, e que arrebate os espectadores tal qual uma visão espiritual.
Neste sentido, o espetáculo "A Arte de Isadora Duncan" é um resumo dos trabalhos criados entre 1900 e 1927 por esta dançarina americana considerada a precursora da dança livre, que rompeu com os padrões do ballet clássico e devolveu a dança a seu valor como arte sagrada e popular. Com um acentuado teor estético, histórico, documental e pedagógico, o espetáculo oferece ao público o acesso a uma importante parte da memória viva da dança produzida no ocidente.
Percebendo o valor histórico deste ícone da dança, cuja inspiração tanto no campo artístico quanto no campo da educação é cada vez mais atual, a Escola Contemporânea de Dança na Bahia através da Mantra Cia. De Dança e do Contemporânea Ensemble (grupos residentes) desenvolve há 30 anos uma pesquisa nesta área realizando intercâmbios importantes com a Isadora Duncan Dance Foundation de Nova York (desde 1992) e com o Isadora Duncan International Symposium (desde 2015). O encontro propõe uma apresentação de até 40 minutos de coreografias de Isadora Ducan, dançados por Fátima Suarez e pelo grupo “Contemporâneo Emsemble”.
Projeto Terça da Dança
O Terça da Dança apresenta artistas independentes e grupos profissionais oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em curso desde 2019, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDança BH, no Teatro Marília. A iniciativa acontece sempre às terças-feiras, às 19h.
Serviço
Projeto Terça da Dança - "A Arte de Isadora Duncan"
Produção: Fátima Suarez
Duração: 40min.
Classificação: Livre
Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)
Dias 18 de abril, às 19h.
Ingressos gratuitos pelo site Sympla e bilheteria do teatro (a partir de 2 horas de antecedência).