Pular para o conteúdo principal

Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte tem programação até o fim de outubro
Foto: Qu4rto Studio/Divulgação

Temporada de Gastronomia e Alimentação de BH tem programação até final do mês

criado em - atualizado em

A 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte (TIGA) segue com programação até o fim de outubro. O período foi escolhido por conta de duas datas importantes: o Dia Mundial da Alimentação, comemorado globalmente em 16 de outubro, e a data em que Belo Horizonte recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, em 30 de outubro. A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Toda a programação pode ser acessada por meio deste link: http://portalbelohorizonte.com.br/temporadagastronomia.  

 

As palestras e encontros são abertos para todos, incluindo profissionais do setor, estudantes, moradores da cidade e amantes da gastronomia. Quem quiser participar precisa realizar a inscrição, gratuitamente, no link: bit.ly/temporadagastronomiabh. Toda a programação contará com tradução simultânea para português, inglês e espanhol. 

 

Vale ressaltar que, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), no ranking dos motivos que fazem os turistas viajarem para o mundo, a gastronomia encontra-se em terceiro lugar. E de acordo com o Ministério do Turismo, esse segmento é o melhor avaliado por turistas estrangeiros no Brasil.   

 

Gilberto Castro, presidente da Belotur, explica a importância dessa temporada para Belo Horizonte: “A gastronomia é um dos principais ativos da capital e esteve presente em diversas frentes de atuação da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Nos últimos anos, esse segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica no posicionamento, promoção e desenvolvimento de políticas e atividades da cidade, que culminou com o reconhecimento pela UNESCO de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia”. 

 

Programação associada 

 

Além da programação planejada para a TIGA, uma série de eventos gastronômicos ocorrem paralelamente, compondo uma programação associada, o que demonstra, na prática, a movimentação do setor em Belo Horizonte. “A ideia é fortalecer a criação, a produção, a distribuição e a disseminação de atividades, bens e serviços culturais, desenvolver centros de criatividade e inovação e ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural. Buscamos também melhorar o acesso e a participação na vida cultural, em particular para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis, e integrar a cultura e a criatividade de forma plena nos planos de desenvolvimento sustentável”, comenta Gilberto. 

 

A programação associada pode ser conferida no Portal de Belo Horizonte, neste link: http://portalbelohorizonte.com.br/temporadagastronomia/programacao-associada