Pular para o conteúdo principal

Duas mulheres dançam e agitam saias coloridas de chita, durante o dia.
Foto: Edgar Corrêa Kanaykô

Teatros Francisco Nunes e Marília recebem show de ritmos paraenses e mineiros

14/11/2019 | 18:25 | atualizado em 18/11/2019 | 09:08

O Teatro Francisco Nunes e o Teatro Marília recebem nesta quinta-feira, dia 14, às 20h, e no domingo, dia 17, às 19h, a apresentação musical da banda “Tutu com Tacacá”. O show “Carimbó paraense com jeitinho mineiro” traz um repertório de composições paraenses, mineiras e músicas autorais. Este espetáculo foi selecionado por meio do edital CenaPlural 2019, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A entrada é gratuita mediante a retirada de ingressos nos teatros uma hora antes das apresentações.

 

A banda “Tutu com Tacacá” propõe uma nova roupagem para o Carimbó, ritmo típico do estado do Pará, buscando inspiração na tradição dos tambores paraenses e aliando-os à musicalidade de Minas Gerais. O show é um convite à vivência da cultura do Norte do Brasil e das raízes mineiras.

 

O Carimbó é uma sonoridade de procedência indígena, aos poucos mesclada à cultura africana, com a assimilação das percussões dos negros e a elementos de Portugal, como o estalar dos dedos e as palmas, que intervêm em alguns momentos da dança. Inicialmente, em tupi, esta expressão significa tambor (ou curimbó) e, gradualmente, o termo foi evoluindo para Carimbó. Com origem na região Norte do Brasil (Pará), este ritmo do folclore brasileiro se tornou Patrimônio Cultural Imaterial, assim reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

 

 

O CenaPlural 

O CenaPlural foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de fortalecer e potencializar a produção artística nos espaços públicos, promover uma programação cultural diversa e qualificada para a população belo-horizontina, além de premiar e difundir o trabalho de artistas, coletivos e grupos locais. Os grupos selecionados vêm se apresentando nos teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado, além dos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura, ou integrando a programação de projetos especiais como o “Terça da Dança” e o “Música de Domingo”.

 

 

Serviço

Show: Carimbó paraense com jeitinho mineiro |Tutu com Tacacá

Classificação: livre
Teatro Francisco Nunes: 14 de novembro | quinta-feira |20h
Teatro Marília: 17 de novembro | domingo | 19h
Teatro Francisco Nunes - Av. Afonso Pena, 1277 - Parque Municipal – Centro
Teatro Marília - Avenida Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: Teatro Francisco Nunes (31) 3277-6325; Teatro Marília (31) 3277-6319


Últimas Notícias

Casal segura papel digitado à mão. Contrato de aluguel social já é uma realidade em Belo Horizonte

A primeira família assinou o contrato de aluguel no dia 14/11, na Urbel. A atual etapa do projeto contempla 202 idosos.

06/12/2019 | 11:41
Técnica do posto de saúde oferece vidro a mãe com bebê Regional Noroeste inaugura Unidade Coletora de Leite Materno e incentiva doação

O Centro de Saúde Bom Jesus busca alertar a sociedade para a importância do aleitamento materno.

02/12/2019 | 12:45