10 August 2018 -
A Prefeitura de Belo Horizonte trabalha para oferecer serviços que promovam o acesso à alimentação saudável para toda a população. E, nessa tarefa, um importante aliado é o Teatro de Mobilização Social – Teatro MOBS, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC). A trupe de artistas utiliza o enredo das suas peças para apresentar diversas dicas de alimentação saudável. As apresentações são levadas às escolas da rede municipal, como parte do programa Esquadrão da Alimentação, e a outras unidades públicas, como os restaurantes populares.
“Eu almoço todos os dias aqui no Restaurante Popular. Sempre que o teatro vem falar de alimentação, eu assisto. Eu concordo com o que eles apresentam e sigo as dicas. Tenho 75 anos e não tenho pressão alta, diabetes e nenhuma dessas doenças que são comuns na minha idade” afirma o Onofre Alves Portela, que almoça na unidade I, próxima à rodoviária.
“Nosso trabalho traz um momento didático para os cidadãos, sempre na perspectiva de educar de forma lúdica, complementando o trabalho das nutricionistas. Nossa função é chamar a atenção para os temas e buscar os olhos e ouvidos do público, garantindo que a mensagem seja passada e a conscientização da população aconteça de fato”, destaca Janaína Starling, atriz integrante do Teatro MOBS.
Chefs de cozinha, alimentos e até utensílios domésticos ganham vida nas peças, que também contam com canções originais executadas ao vivo. O grupo teatral é formado por quatro atores profissionais. Nutricionistas da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), da SMASAC, acompanham os artistas para, ao final dos eventos, oferecer as informações técnicas necessárias à plateia presente.
“Atendemos um público diversificado em Belo Horizonte, que nos procura na certeza de encontrar uma refeição rica e balanceada. As apresentações focadas na educação alimentar e nutricional oferecidas pelo Teatro MOBS são valiosas, pois reforçam o desejo do público pelo direito à alimentação saudável”, pondera Emanuelle Zibral Santos, nutricionista e coordenadora do Restaurante Popular I.