Pular para o conteúdo principal

Seis homens e uma mulher, agrupados em um grupo de quatro e um de três, dançam à meia luz, em palco.
Foto: Lena Maia

Teatro Raul Belém Machado recebe três apresentações do Ballet Jovem de MG

28/11/2019 | 19:06 | atualizado em 02/12/2019 | 17:33

O Teatro Raul Belém Machado recebe na sexta-feira, dia 29 de novembro, às 20h, três apresentações do Ballet Jovem de Minas Gerais: “lungo”, do holandês Adriaan Luteijn; “A Buenos Aires”, do coreógrafo Gustavo Molajoli; e “Notório”, de Alessandro Pereira. É um programa diversificado onde há desde música clássica de Chopin, o legado deixado por Astor Piazzolla, até a batida do funk brasileiro. O espetáculo foi selecionado por meio do edital CenaPlural 2019, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e tem entrada gratuita.

 

Em 2009, Adriaan Luteijn veio ao Brasil trazendo o projeto Introdans da Holanda. Foi em um encontro em São Paulo onde os bailarinos do Ballet Jovem de Minas Gerais, juntamente com os bailarinos holandeses, sob a direção do coreógrafo, criaram e apresentaram a coreografia “Iungo”. A partir daí a dança passou a integrar o repertório do grupo, com música de Frederic Chopin. De acordo com Luteijn, a apresentação aborda a urgência dos homens em encontrar na vida cotidiana um lugar silencioso, tranquilo, confortável e seguro.

 

Já em “A Buenos Aires”, com coreografia de Gustavo Molajoli e música de Astor Piazzolla, o grupo apresenta um tango dançado nas pontas. O “pas de deux” foi criado em 1985 para Raquel Rossetti e Julio Bocca, que estrearam no palco do Bolshoi durante o concurso internacional de ballet. A coreografia foi remontada para o Ballet Jovem de Minas Gerais em 2013.

 

Finalizando o trio de apresentações está “Notório”, com coreografia de Alessandro Pereira. Brasileiro de Indaiatuba, Pereira foi bailarino do Balé Teatro Castro Alves e ainda muito jovem foi contratado pela Ballet Theater Munchen, na Alemanha. Em 2007 foi para a Danish Dance Theater onde atua como bailarino e coreógrafo. Com música de Turkman Soulja, a coreografia mostra que, perceptível a todos, o indivíduo notório se destaca não só pelo saber, mas também em sua maneira de ser.

 

 

CenaPlural

O CenaPlural foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de fortalecer e potencializar a produção artística nos espaços públicos, promover uma programação cultural diversa e qualificada para a população belo-horizontina, além de premiar e difundir o trabalho de artistas, coletivos e grupos locais. Os grupos selecionados vêm se apresentando nos teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado, além dos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura, ou integrando a programação de projetos especiais como o “Terça da Dança” e o “Música de Domingo”.

 

 

Ballet Jovem de Minas Gerais | “Iungo”, “A Buenos Aires” e “Notório”

Classificação: livre
29 de novembro | sexta-feira | às 20h
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/ Teatro Raul Belém Machado
Rua Jauá, 80 - Alípio de Melo
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: 3277-6437


Últimas Notícias

Jovens jogam futebol em quadra Prefeitura inicia projeto de esportes para jovens em conflito com a lei

Os jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas terão oportunidade de frequentar, gratuitamente, oficinas esportivas.

13/12/2019 | 17:05
Prédio comercial na rua Caetés Comerciantes comemoram antecipação do décimo terceiro salário pela Prefeitura

A expectativa é que sejam injetados cerca de R$ 105 milhões na economia da capital.

13/12/2019 | 11:35