Pular para o conteúdo principal

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado
Foto: divulgação/PBH

Teatro Raul Belém Machado recebe show de ritmos paraenses e mineiros

criado em - atualizado em

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe, neste domingo, dia 15, às 19h, a apresentação musical da banda “Tutu com Tacacá”. O show “Carimbó paraense com jeitinho mineiro” traz um repertório de composições paraenses, mineiras e músicas autorais e foi selecionado por meio do edital CenaPlural 2019, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A entrada é gratuita mediante a retirada de senha nos teatros a partir de uma hora de antecedência.

A banda “Tutu com Tacacá” propõe uma nova roupagem para o carimbó, ritmo típico do estado do Pará, buscando inspiração na tradição dos tambores paraenses e aliando-os à musicalidade de Minas Gerais. O show é um convite à vivência da cultura do norte do Brasil e das raízes mineiras. O carimbó é uma sonoridade de procedência indígena, aos poucos mesclada à cultura africana, com a assimilação das percussões dos negros e a elementos de Portugal, como o estalar dos dedos e as palmas, que intervêm em alguns momentos da dança.

Inicialmente, em tupi, esta expressão significa tambor (ou curimbó) e, gradualmente, o termo foi evoluindo para carimbó. Com origem na região Norte do Brasil (estado do Pará), este ritmo do folclore brasileiro se tornou Patrimônio Cultural Imaterial, assim reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


O CenaPlural


O CenaPlural foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de fortalecer e potencializar a produção artística nos espaços públicos, promover uma programação cultural diversa e qualificada para a população belo-horizontina, além de premiar e difundir o trabalho de artistas, coletivos e grupos locais.

Os grupos selecionados vêm se apresentando desde setembro nos teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado, além dos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura, ou integrando a programação de projetos especiais como o “Terça da Dança” e o “Música de Domingo”.


Show: Carimbó paraense com jeitinho mineiro |Tutu com Tacacá
Classificação: livre
15 de dezembro | domingo |19h
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/ Teatro Raul Belém Machado - Rua Jauá, 80 - Alípio de Melo
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: 3277-4658