Pular para o conteúdo principal

Teatro Raul Belém Machado recebe "Quadra 16", reflexão sobre luto e maternidade
Foto: Amanda Gomes

Teatro Raul Belém Machado recebe "Quadra 16", reflexão sobre luto e maternidade

criado em - atualizado em

“Quadra 16” trata do luto materno e da invisibilização da dor durante esse processo - entendendo que, na nossa sociedade, a gravidez é pública, mas a dor da perda é privada. A peça teatral estreia no Teatro Raul Belém Machado dia 4 de abril, onde cumpre temporada até 7 de abril, de quinta-feira a sábado às 20h, e no domingo às 19h. Os ingressos são vendidos por R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) e podem ser retirados no site Sympla ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

A partir da experiência, a atriz Cris Moreira criou a palestra-performance “Quadra 16”. A obra busca contribuir para uma discussão mais ampla sobre a maternidade, sobre o luto parental e sobre a invisibilização da dor materna durante esse processo. Em 2008, Cris Moreira teve uma gestação gemelar e perdeu um dos filhos, Francisco, com apenas dois dias de vida. Ao mesmo tempo acompanhou João, gêmeo de Francisco, na UTI pelo período de 79 dias. Para a atriz, diretora e dramaturga da peça, a dor de vivenciar algo tão efêmero, as formas de lidar com a ausência, a solidão desse tipo de maternidade e o silêncio sobre o assunto foram as motivações para essa criação.

 

Para falar sobre esses temas, Cris Moreira optou pela linguagem da palestra-performance, dando assim continuidade à pesquisa já desenvolvida junto ao Coletivo Conectores. Desde 2009, Cris Moreira, junto ao Coletivo, pesquisa a interação entre teatro, performance e audiovisual. Um de seus principais trabalhos, o espetáculo “Rosa Choque”, propôs uma reflexão sobre a violência contra a mulher. A nova montagem segue a sequência de trabalhos artísticos da artista que têm como base o diálogo com os direitos humanos e sociais através do teatro.

 

Serviço | Peça “Quadra 16”

Duração: 45 minutos | Classificação Indicativa: 14 anos

Data: de quinta-feira (4) a sábado (6) às 20h, e domingo (7) às 19h

Ingressos podem ser adquiridos no site Sympla ou na bilheteria do Teatro a partir de 2 horas de antecedência.

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado –  R. Leonil Prata S/N - Alípio de Melo