Pular para o conteúdo principal

Teatro Raul Belém Machado recebe espetáculo “Telúricas”, com temática sobre o protagonismo feminino
Foto: Liz Schrickte

Teatro Raul Belém Machado recebe peça “Telúricas”, com protagonismo feminino

criado em - atualizado em

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe, nesta quinta-feira (15), às 19h, o espetáculo "Telúricas”, desenvolvido pela atriz Liz Schrickte. A peça é resultado de uma pesquisa contemporânea, acadêmica e técnica sobre as possibilidades do ator com máscaras e objetos, trazendo como tema o protagonismo feminino e outras questões ligadas às mulheres. Os ingressos para assistir à peça são gratuitos e podem ser retirados pelo site www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas de antecedência. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

O espetáculo é um teatro-narração e apresenta três cenas independentes que dialogam entre si: “Gina Loca”, “Rosa Azul” e “Lola em Pó”. Durante a peça, a atriz usa de elementos do imaginário feminino para abordar histórias de mulheres assassinas, suicidas e assassinadas, em uma encenação documental, narrativa e experimental. Ao final, o público é convidado a participar de um bate-papo que reflete as temáticas do suicídio, dependência emocional e violência contra a mulher. O espetáculo foi desenvolvido pela atriz Liz Schrickte e selecionado por meio de edital publicado no 1º Encontro de Máscaras de Belo Horizonte.

 

Sobre a construção do espetáculo

O espetáculo “Telúricas” é resultado da dissertação de mestrado “O Ator que é também Manipulador: possibilidades na relação entre o ator e o objeto”, desenvolvido por Liz Schrickte na Universidade de Évora, em Portugal. Trata-se de uma plataforma experimental que objetiva criar cenas e microcenas que partem das possíveis relações entre o ator e o objeto, passando por técnicas de criação de presença simultânea e mascaramento. As temáticas são ligadas ao feminino, trazendo sempre no título o nome de mulheres, com intuito de colocá-las no centro da cena e torná-las protagonistas de suas histórias.

 

O projeto estimula o público a construir seus próprios espaços de denúncia e expressão e incentiva outras atrizes que desejam se colocar na cena, fora dos contextos de teatro de grupo. Além disso, promove o debate e a reflexão de assuntos urgentes para o público jovem e adulto. Este espetáculo é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Serviço
Espetáculo “Telúricas”

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado - Rua Leonil Prata, s/n - Alípio de Melo

Dia 15 de setembro, às 19h.

Classificação: 16 anos | Duração: 45min

Ingressos gratuitos pelo site diskingressos.com.br e bilheteria do teatro com 2 horas de antecedência.