Pular para o conteúdo principal

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe o espetáculo Festa ao menino Deus
Foto: Leandro Coury

Teatro Raul Belém Machado recebe o espetáculo Festa ao menino Deus

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura recebem no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, o espetáculo de dança "Festa ao menino Deus'', do Grupo Guararás. O espetáculo mostra de forma alegre e criativa a presença de diversos personagens natalinos interagindo com a cultura popular, utilizando a dança e o teatro para resgatar festas populares de todo o Brasil. O valor dos ingressos varia entre R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) e podem ser adquiridos antecipadamente no site diskingressos.com.br. Também há a opção de se adquirir os ingressos nas bilheterias dos teatros, a partir de 2 horas antes da apresentação. 

No espetáculo Festa ao Menino Deus, o Grupo Guararás encena a variedade de folguedos e danças do Brasil presentes no vale do São Francisco, nas festas populares e em festejos comemorativos no período natalino, ou seja, que comemoram o nascimento de Jesus Cristo. A apresentação traz ao palco cenas coreografadas alusivas à Folia de Reis, Bumba-meu-boi, Guerreiros e Pastoril, entremeados por Coco Alagoano e Caboclinho. 

O Guararás é um grupo de pesquisa e projeção folclórica criado há 20 anos em Belo Horizonte, inicialmente como projeto de extensão e pesquisa em uma universidade mineira, tornando-se um dos principais nomes da cultura popular no estado. Representante do Brasil em diversos países do Oriente Médio e Europa, entre participações em festivais nacionais e internacionais, esteve presente na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. 

Trata-se de um projeto voluntário, sem fins lucrativos, que traduz com responsabilidade a importância das manifestações populares na construção da identidade cultural do país, buscando em suas pesquisas e montagens cênicas ser fiel às tradições e as matrizes brasileiras. O grupo propõe desenvolver ações ligadas aos valores e saberes do povo, que por meio das artes ajudam a contar a nossa história. 

Protocolos sanitários 

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado funciona atendendo todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19 determinados pela Prefeitura, incluindo a bilheteria eletrônica, implementada após a reabertura dos teatros, o uso de máscaras em todas as dependências, entre outras medidas de prevenção. Para a retomada em segurança, ao fim das apresentações, a saída do público é escalonada, visando evitar aglomerações; e, neste momento, também não será permitido o contato físico dos artistas com a plateia. 

A meia-entrada é válida para estudantes; jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO); pessoa com deficiência; idosos (adultos com idade igual ou superior a 60 anos); e menores de 21 anos, mediante comprovação do benefício.